Morre a atriz Léa Garcia, aos 90 anos

Morreu nesta terça-feira, aos 90 anos, a atriz Lea Garcia. Ela estava no Festival de Gramado, onde seria homenageada pelo conjunto da obra com o troféu Oscarito. A informação foi confirmada pelos familiares de Léa, nas redes sociais.

“É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado no @festivaldecinemadegramado da nossa amada Léa Garcia”.

Post sobre falecimento de Léa Garcia — Foto: Instagram
Post sobre falecimento de Léa Garcia — Foto: Instagram

Léa estava circulando pelo Festival, que começou no último sábado, todos os dias. Chegou a posar sorridente na frente do troféu Kikito.

Léa Garcia em Gramado — Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto
Léa Garcia em Gramado — Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

A carioca Léa Lucas Garcia de Aguiar estreou nos palcos aos 19 anos de idade, na peça “Rapsódia Negra”, de Abdias do Nascimento. Foi o interlectual e criador do Teatro Experimental do Negro (TEN), inclusive, que viu seu talento, quando a conheceu no ponto do bonde, em 1950, na praia de Botafogo.

“Estava indo buscar minha avó para levá-la ao cinema quando uma pessoa veio ao meu encontro e perguntou: ‘Você não gostaria de fazer teatro?’”, contou Léa à revista ELA, do GLOBO.

Léa, então, se apaixonou – não só por Abdias, com quem teve teve dois filhos (Henrique Christovão Garcia do Nascimento e Abdias do Nascimento Filho), mas pelas artes. A partir de então, seguiu carreira nas artes cênicas e, em 1956, esteve no elenco da peça “Orfeu da Conceição”, de Vinícius de Moraes. Ela também participou do filme, dirigido pelo francês Marcel Camus um ano depois. Sua atuação rendeu-lhe uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.

Na TV, a primeira novela de Léa foi “Acorrentados”, de 1969, na Record. Antes disso, participou de programas como “Grande Teatro”, da TV Tupi, e “Vendem-se Terrenos no Céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *