MEsp apresenta ações contra o racismo no Esporte durante evento da Unesco, em São Paulo

O chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Esporte, Dênis Rodrigues, esteve na sexta-feira (1º/12) na terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação, realizado pela Unesco, na capital paulista, para apresentação de boas práticas e produção de reflexões e estratégias contra o racismo sistêmico, por equidade e uma sociedade mais justa.

“Apesar da denúncia e da luta do movimento negro, prevaleceu por décadas a propaganda oficial da primeira metade do século XX, de que o Brasil era uma democracia racial. Estamos agora em um momento de virada, de reconhecer que o racismo atravessa nossa experiência civilizatória de ponta a ponta: em todas as instituições, do começo ao fim da vida”, comentou Dênis.

O representante do MEsp lembrou a criação do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo no Esporte com o Ministério da Igualdade Racial e o relatório que apontou medidas institucionais de combate ao racismo no esporte.

“A gente sabe que o racismo – assim como o machismo – gosta de operar nos subterrâneos das relações sociais. O relatório que publicamos vai principalmente em direção dos diagnósticos; dos processos formativos; às necessidades da elaboração de campanhas e cartilhas; da promoção do acesso à justiça comum e desportiva; além de ações junto às torcidas e de pactos com a mídia”, explicou.

Entre as ações destacadas, foi citada a parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol para a utilização do Disque-Esporte 0800-942-9100 no recebimento de denúncias de racismo e todo tipo de discriminação na área do esporte e lazer.

O evento, realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro, com o tema “Corrida para o topo: Inserindo a Igualdade Racial e a Justiça na Vanguarda das Agendas de Desenvolvimento”, contou com a participação de funcionários de governo, profissionais, acadêmicos e representantes da sociedade civil e comunidades artísticas.

Dênis participou do painel “A Bola Está do Nosso Lado: Usar o Esporte como Ferramenta para Combater o Racismo”, junto com o diretor da Associação Desportiva e de Municipalidades e conselheiro da ACES Europa, André de Jeu; o vice-presidente da Associação Internacional da Imprensa Deportiva (AIPS) América, Carlos Julio Castellanos; a ginasta olímpica campeã do mundo em 2003, Daiane dos Santos; a medalhista olímpica do vôlei em Londres 2012 e Tóquio 2020 Fernanda Garay Rodrigues; a maratonista Risper Biyaki, queniana que compete pelo México e a gerente do Instituto Olímpico Brasileiro, Soraya Carvalho. A mediação ficou a cargo da professora associada da Faculdade de Educação da USP, Katia Rubio.

O fórum marcou ainda o lançamento da Rede da Unesco ver de Formuladores de Políticas contra o Racismo, com a missão de reforçar o desenvolvimento de soluções políticas inovadoras e inclusivas para a paz, equidade e não discriminação. Também foi lançado o Relatório Global do organismo “Perspectivas contra o Racismo e a Discriminação”, com um panorama regional sobre a discriminação racial no domínio digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *