30 de abril de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Bruno Fratus anuncia que não vai disputar as Olimpíadas de Paris

Bronze nos 50m livre nos Jogos de Tóquio, Bruno Fratus não disputará as Olimpíadas de Paris. O nadador anunciou a decisão em entrevista exclusiva ao “Globo Esporte”. Há dois meses, em fevereiro, Fratus passou por uma cirurgia no joelho e, desde então, se dedica à recuperação. No entanto, não se sente apto a participar da seletiva brasileira, que acontecerá entre os dias 6 e 11 de maio, no Rio de Janeiro, e distribuirá vagas olímpicas.

 

– É uma decisão difícil, bem complicada, mas estou em paz com ela. Analisando o cenário, a competição, já não acredito mais que eu consiga estar em forma para disputar a prova, brigar pela medalha de ouro (nas Olimpíadas). Aí, para de fazer sentido – disse Bruno, ao GE.

Fora da seletiva, o nadador, que treina nos Estados Unidos, até veio ao Brasil, acompanhado da esposa e técnica, Michelle Lenhardt. Os dois queriam formalizar a decisão de não ir a Paris em conversas com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e patrocinadores pessoais.

Fratus chegou a pedir a dirigentes da natação brasileira uma chance de obter o índice olímpico dos 50m livre até 23 de junho, que é a data limite internacional. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), entretanto, não abriu uma exceção e só levará em consideração os atletas que participarem da seletiva no Rio de Janeiro.

– A CBDA entendeu que seria inviável, não seria conveniente com todos os critérios que foram estabelecidos já há algum tempo. Deixo claro que entendo completamente a justificativa. Realmente, é uma situação delicada, complicada. Não se pode pensar em um atleta sozinho, em uma situação isolada, sendo que você tem dezenas de atletas que vão brigar pela mesma vaga.

A operação no joelho não foi a única pedra no caminho de Fratus. Desde o fim de 2022, o nadador passou também por outras três cirurgias, todas no ombro direito. A sequência de problemas físicos e o tempo fora da água pesaram, como o próprio atleta escreveu nas redes sociais:

– Eu treino desde os 11 anos de idade, e, depois de três ciclos olímpicos seguidos, sendo os dois últimos bem atípicos, meu corpo pediu para respirar.

O baque de ficar fora dos Jogos de Paris, porém, não significa que a aposentadoria está próxima. Fratus, que completará 35 anos em junho, cogita até estender ainda mais a carreira. Ele já participou de três edições de Olimpíadas (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020) e quer chegar a cinco.

– Meu intuito não é parar. Inclusive, o plano original era ir a Paris e Los Angeles. Mas agora vou precisar ir a Brisbane (2032) para disputar cinco Olimpíadas – projetou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *