Estado intensifica ações para minimizar impactos causados pelas chuvas e solicita apoio do Governo Federal para auxiliar obras de grande porte

Governador em exercício destaca trabalho em conjunto com as prefeituras para agilizar atendimento de demandas locais

 

O Governo do Estado segue trabalhando para minimizar os danos causados pelas chuvas em todo o Rio de Janeiro e solicitou o apoio do Ministério das Cidades para auxiliar nas obras emergenciais de grande porte, como o Rio Botas, que passa pelos municípios de Belford Roxo e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e o Rio Pavuna.

O governador em exercício do Rio, Thiago Pampolha, sobrevoou, neste domingo (14.01), os locais mais atingidos na Baixada Fluminense, se reuniu com prefeitos e reafirmou que as ações do Estado têm como prioridade o apoio humanitário e a proteção à vida, como também a disponibilização de maquinários e equipes para as cidades.

— Estamos trabalhando de forma integrada com as secretarias envolvidas e temos como foco principal o atendimento às pessoas que foram impactadas pelas chuvas. Uma das nossas ações é o Cartão Recomeçar, no valor de R$ 3 mil, disponibilizado após decreto de calamidade ou emergência do município atingido pela chuva. Também já disponibilizamos os nossos maquinários e equipes para atuar junto às cidades que necessitam de auxílio – destacou Thiago Pampolha.

Pampolha enfatizou ainda que há pontos de inundação e pessoas que precisam de ajuda. Neste sentido, o Governo do Estado segue atuando junto às prefeituras para agilizar o suporte.

—Por isso, estamos em contato com a Defesa Civil de cada município atingido e sobrevoando as regiões mais afetadas para agilizarmos o socorro às vítimas e olhando também a situação no entorno, com muito lixo nas ruas. Também estamos atuando em conjunto com as prefeituras – disse o governador em exercício.

Só o Corpo de Bombeiros, nas últimas 24 horas, já atendeu mais de 200 ocorrências em todo o território fluminense, relacionadas a salvamentos de pessoas, alagamentos, cortes de árvores e deslizamentos. Até o momento, nove mortes foram confirmadas.

 A corporação segue nas buscas por uma vítima feminina adulta que teria desaparecido após a queda de um veículo no rio Botas, na altura da Rua Doze, no bairro Andrade Araújo, na noite de sábado (13.01). Os agentes da Defesa Civil Estadual estão em contato permanente com as prefeituras, prontos para dar suporte caso as ocorrências extrapolem a capacidade de resposta da gestão municipal.

Envio de retroescavadeiras e caminhões

Em contato permanente com as prefeituras, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) tem atuado em diversas cidades. Entre elas, Duque de Caxias, para onde a pasta enviou uma retroescavadeira long reach para ajudar na desobstrução de uma área do canal do Caboclo.

Em São João de Meriti, seis caminhões e quatro retroescavadeiras darão suporte aos trabalhos. Em Queimados, a SEIOP está enviando equipes e maquinários, como um caminhão, uma retroescavadeira e gerador de energia, que ajudará na contenção de encostas no bairro Caixa D’água.

 Apoio humanitário

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também está atuando junto aos municípios atingidos pelas chuvas. Entre os benefícios do Estado está o cartão Recomeçar, que é um benefício pago, em uma única parcela de R$ 3 mil, por meio de um cartão de débito, após decreto de calamidade ou emergência do município atingido pela chuva.

A pasta também está entregando, na tarde deste domingo, 1.700 unidades de garrafas e copos de água e 600 quentinhas de refeição para o município do Rio de Janeiro no ponto de apoio montado na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *