Dia do trabalhador com muito esporte e saúde em Duque de Caxias

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Duque de Caxias comemorou o Dia do Trabalhador com uma grande festa esportiva. O Pedal no Paraíso, o maior passeio ciclístico do estado, reuniu mais de 12 mil atletas em um percurso de 12 km, em Xerém, saindo do Hotel Escola de Duque de Caxias com destino à Fazenda Paraíso. Durante o trajeto, além de pontos de hidratação e lanches, que foram disponibilizados aos participantes, também chamou atenção todo o suporte de saúde à disposição dos ciclistas.
A Unidade Básica de Saúde – UBS Rural, da Secretaria Municipal de Saúde, instalada na Fazenda Paraíso, foi a unidade base do evento e trabalhou em conjunto com as equipes de três ambulâncias preparadas para fazer remoções ou atendimentos de emergência no percurso. Em caso de necessidade, equipes do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) estavam também de prontidão, mas felizmente nenhum participante precisou ser encaminhado à unidade.
Mesmo com o grande público que esteve no evento, com mais de 12 mil ciclistas amadores e profissionais participando do passeio ciclístico, foram realizados apenas 33 atendimentos leves na UBS Rural, entre serviços como aferição de pressão, atendimentos para pequenos curativos e dores musculares. Foi registrada também uma remoção por ambulância, em vítima de queda durante o percurso.
A ciclista Sílvia Pereira de Souza pedalou do bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu, até Xerém, onde fez sua estreia no Pedal no Paraíso. Depois de um pequeno acidente, próximo ao ponto de chegada, ela recebeu atendimento na UBS Rural. “Depois de pedalar de Nova Iguaçu até Xerém, caí na estrada, após trombar com outros ciclistas. O socorro chegou super rápido e, graças a Deus, foi sem gravidade. Completei o circuito e parei aqui na UBS pra aferir a pressão e receber curativo. Fui muito bem atendida pelas equipes de saúde e achei tudo muito organizado”, disse a ciclista do município de Nova Iguaçu.
Outro participante que também buscou o serviço na unidade de saúde foi o senhor Luiz Antônio, do bairro Figueira, em Duque de Caxias. Ele começou a pedalar há pouco tempo, incentivado pela esposa, e ressaltou a importância do evento para o lazer e esporte no município. “Dei uma escorregada durante o percurso e, mesmo com uns arranhões, seguimos pedalando. Cheguei aqui e vim verificar a pressão e fazer um curativo. A pressão deu 13×8. Perfeita pra quem pedalou da Figueira até aqui, não acham? Agora estou pronto para curtir a festa!”, disse o animado Luiz Antônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *