Em seis meses, Prefeitura de Petrópolis substitui mais de 400 equipamentos públicos depredados por atos de vandalismo

Os atos de vandalismo praticados contra os equipamentos públicos continuam causando sérios prejuízos aos cofres do município e transtornos à população. Dados da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) mostram que, nos últimos seis meses, mais de 150 lixeiras de postes foram substituídas na cidade. Além disso, a Prefeitura também repôs 172 bancos que foram quebrados, furtados, queimados ou deteriorados no município.

O Centro Histórico é o local que concentra o maior número de casos de vandalismo, mas há também registros nos bairros, principalmente no Alto da Serra, Posse, Bataillard, Jardim Salvador, Itaipava, Corrêas, Cascatinha e Independência. Além das lixeiras e bancos, também houve reposição de 83 placas proibitivas de despejo irregular de lixo e entulho.

O prefeito Rubens Bomtempo lembra que depredar o patrimônio público é crime passível de punição.

“O governo municipal realiza diariamente a limpeza, manutenção e revitalização dos equipamentos públicos. Mas é importante ressaltar que destruir, inutilizar ou deteriorar patrimônio público é crime com pena de detenção, de um a seis meses, ou multa, de acordo com o artigo 163 do Código Penal”, disse.

Bomtempo também frisa que a Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSSOP), por meio das câmeras do CIMOP, assim como a Polícia Militar (PM) seguem trabalhando para monitorar e identificar casos de vandalismo na cidade.

“A nossa Guarda Municipal e a Polícia Militar estão monitorando os atos de vandalismo, e iremos punir, conforme determina a lei, quem for flagrado destruindo aquilo que é de todos”, acrescentou o prefeito.

O presidente da Comdep, Léo França, reforça que a responsabilidade de cuidar da cidade é de todos.

“É importante que a população nos ajude no cuidado de nossas praças, ruas e avenidas. Solicitamos aos moradores que entrem em contato com a Guarda Civil Municipal e com a Polícia Militar caso percebam tentativas de furto ou ações de vandalismo”, disse.

A população pode contribuir apresentando as denúncias sobre atos de vandalismo e irregularidades pelo telefone da Comdep: (24) 2292-9500.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *