‘Apagão’ nacional afeta Bahia e cidades ficam sem energia elétrica; metrô em Salvador foi esvaziado e pessoas andaram sobre os trilhos

Uma “apagão” nacional afetou a Bahia e várias cidades ficaram sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (15). A CCR Metrô Bahia, responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, informou que o metrô foi evacuado e as operações estão temporariamente suspensas.

A falta de energia elétrica foi constatada às 8h31. A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, afirmou que todos os municípios dos estados foram afetados.

A CCR Metrô Bahia informou que todos as pessoas que estavam nas estações foram orientadas a evacuar as plataformas no momento da ocorrência, assim como as que estavam dentro dos vagões, que foram encaminhados com segurança para as plataformas mais próximas. Um vídeo mostra o momento em que os passageiros andaram sobre os trilhos.

Os acessos às estações do metrô de Salvador seguem fechados até o reestabelecimento da energia elétrica. O Elevador Lacerda, importante ponto turístico e meio de transporte da capital, está parado.

Metrô de Salvador é evacuado durante falta de energia elétrica

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que os hospitais da rede estadual têm geradores que garantem o funcionamento dos serviços essenciais das unidades, como equipamentos das UTIs e dos centros cirúrgicos.

Já Concessionária do Aeroporto de Salvador informou que, por causa do apagão nacional, o terminal aéreo da capital baiana também está funcionado por geradores. Pousos e decolagens estão operando normalmente.

Aeroporto de Salvador nesta terça-feira (15) — Foto: Arquivo Pessoal

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão nacional registrado em várias cidades do Brasil afeta as regiões Nordeste, Norte e Sudeste. A interrupção de energia ocorreu depois de uma abertura da interligação Norte/Sudeste.

De acordo com o ONS, as causas dessa ocorrência ainda estão sendo apuradas. O Operador Nacional informou ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e que 6 mil MW já foram recompostos. Não há previsão para a recomposição total.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *