Pré-Olímpico de Remo: Governo do Estado investe R$ 80 mil em novo pontão de largada do Estádio de Remo da Lagoa

Local apresentava sinais de deterioração que comprometiam funcionalidade; Com as mudanças, também vai receber as competições do Sul-Americano, nos próximos dias 19, 20 e 21 de março


A Lagoa Rodrigo de Freitas, na capital fluminense, foi palco nesta quinta-feira (14/03) das competições do Pré-Olímpico de Remo. As regatas internacionais de qualificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos ocorrem entre os dias 14 e 16, com a participação dos principais atletas do continente na disputa. Para a competição, o Estádio de Remo da Lagoa recebeu serviços de manutenção do Governo do Rio de cerca de R$ 80,7 mil, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Nos últimos anos, o pontão de largada do local enfrentou o desgaste natural e passou a apresentar sinais de deterioração que comprometiam sua funcionalidade e segurança. Ao todo, seis competidores integram a equipe brasileira nessa disputa: o campeão do Pan de Santiago-2023 Lucas Verthein, Beatriz Tavares, Evaldo Becker, Piedro Tuchtenhagen, Isabelle Falck e Manu Abreu.

– A preservação das estruturas utilizadas na prática do remo é essencial não apenas para a continuidade de um esporte tradicional no estado do Rio, mas também para a promoção da saúde, do lazer e da identidade cultural da população. Além de ser um celeiro de talentos, com um histórico admirável de medalhistas olímpicos e mundiais, o remo fluminense representa um legado que deve ser cuidadosamente mantido para as gerações futuras – afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Elemento fundamental para as competições do Pré-Olímpico e do Campeonato Sul-Americano – também marcado para o mês de março, entre os dias 19 e 21 – o equipamento recebeu investimentos provenientes da Contrapartida Social da Lei estadual de Incentivo ao Esporte, o que permitiu a recuperação dos píeres, a substituição das madeiras ecológicas danificadas, revisão dos cunhos de atração, lubrificação das partes necessárias, entre outras melhorias.

A reforma contribui para o legado da modalidade e para o fortalecimento do esporte, além de contribuir para a promoção do turismo esportivo no estado, oferecendo áreas revitalizadas e seguras para competições nacionais e internacionais. Para os atletas, uma conquista antes mesmo de mergulhar a canoa nas águas de um dos cartões postais mais conhecidos da Cidade Maravilhosa.

– O pontão de largada é uma estrutura fundamental para os atletas de remo e de diversos outros esportes que dependem dele para competir. O comprometimento do Governo do Estado em auxiliar na sua reestruturação e reforma é uma contribuição importante para a sociedade e para o desenvolvimento do remo e de outras modalidades praticadas na Lagoa – disse o campeão do Pan de Santiago-2023, Lucas Verthein.

A Contrapartida Social da Lei de Incentivo ao Esporte permite que parte do patrocínio recebido em eventos esportivos incentivados pelo Governo do Rio seja direcionada para fortalecer o esporte em todo o estado. Os recursos podem ser utilizados em ações que promovam práticas esportivas e gerem impacto social em diversas regiões, levando políticas públicas para áreas com pouco acesso a serviços e com grande número de moradores em situação de vulnerabilidade social.

Organizados pela Confederação Brasileira de Remo, os eventos contam com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da World Rowing, da Confederação Sul-americana de Remo (CSAR), do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e da Marinha do Brasil.

Para mais informações, acesso esporte.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *