NAM de Mesquita leva crianças ao Batalhão de Pára-quedistas

Cerca de dez usuários do Projeto Florescer visitaram as instalações do Exército Brasileiro na Vila Militar

Nesta semana, crianças do Alto do Uruguai tiveram uma quarta-feira diferente. No último dia 24, a parceria do Núcleo de Atendimento de Medidas (NAM) com o Projeto Florescer levou cerca de dez mesquitenses mirins que utilizam a Sala de Leitura Carolina Maria de Jesus e fazem aulas de xadrez no Fórum de Mesquita para conhecer o Batalhão Dompsa, de paraquedistas do Exército Brasileiro, na Vila Militar.

Durante o passeio, elas conheceram os tipos de paraquedas utilizados, os procedimentos de inspeções e dobragem, a maneira como as equipes realizam lançamentos de carga nas operações e, ainda, a manutenção dos materiais aeroterrestres. As crianças tiveram a oportunidade de vestir o equipamento utilizado para saltos e conhecer as duas primeiras sargentos mulheres que integram o batalhão.

“Esse dia vai ser um dos que nunca vou esquecer. Gostei demais e aprendi muitas coisas que posso usar no futuro. Acho até que quero ser paraquedista quando crescer”, declara Luiz, de 10 anos. Incentivo não faltou por parte do Tenente Coronel Ferreira, que reforçou: “Estudem para vocês poderem trabalhar aqui, como Dompsa, ou serem o que quiserem, porque vocês são capazes”.

As crianças e adolescentes, que têm entre 6 e 14 anos de idade, participam das aulas de reforço do “Projeto Florescer”, da Professora Edilene Nogueira, no Alto Uruguai, e frequentam semanalmente as salas de leitura e a sala de xadrez do NAM, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mesquita e a 7ª Vara Criminal. “Essas vivências em ambientes diferentes dos deles faz com que abram os horizontes e acreditem em sonhos maiores, além de enxergarem o mundo fora do cotidiano deles”, explica a professora Edilene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *