Inverno atípico faz comércio encalhar venda de roupas e aumentar a de ventiladores

O calor fora de época do mês de agosto está fazendo com que o comércio viva um momento diferente nas vendas. As roupas de frio, tradicionalmente vendidas durante o inverno, estão totalmente encalhadas nas lojas. Já os itens procurados pelo consumidor são aqueles que fazem aliviar as altas temperaturas.

O comércio registrou alta nas vendas de itens como ventilador e ar-condicionado na última semana. O motivo é as temperaturas altíssimas que atingiram o país ao longo deste mês – nesta semana, por exemplo, partes do Centro-Oeste e do Nordeste tiveram máxima de 40°C, além do Rio de Janeiro, e em São Paulo, elas chegaram a 34°C.

Com os termômetros disparando, até o carro virou opção para se refrescar. Mas as vendas de ar-condicionado estão a todo vapor.

“Esse mês a gente está crescendo 40% em relação ao ano passado, em ar-condicionado. No início do mês a gente sentiu uma maior demanda nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Mas a partir desta semana, com o calor que veio para o Sudeste, está crescendo bastante aqui”, disse o diretor comercial de uma rede varejista.

Dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos mostram que, no primeiro semestre deste ano, em todo o país, a venda dos aparelhos de ar-condicionado subiu 16%, comparado com o mesmo período do ano passado.

Para quem vende roupas, no entanto, o momento é de certa dificuldade. Sem frio, o que resta é fazer promoções ou vender outros produtos direcionados para o calor.

“Uma promoção, buscar aquele seu cliente que você acha que pode ter vendido mais, às vezes o pessoal do Sul, quem tem cliente lá, e por aí tentar achar essa solução”, disse o presidente da Alobrás (Associação de Lojistas do Brás, na capital paulista).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *