Horta comunitária já distribuiu 325 mil pés de alface em Itaperuna

 A horta comunitária de Itaperuna, RJ, é um verdadeiro exemplo de dedicação, sustentabilidade e produtividade. Em apenas um ano e meio, essa iniciativa transformou-se em um celeiro verdejante, produzindo e distribuindo 325 mil pés de alface, através do programa “Mãos à Horta”.

Na última terça-feira, 05 de dezembro, Marcio Emílio Bernardino, um dos profissionais que se dedica diariamente aos cuidados da horta, falou um pouco sobre esses números.

“Em 1 ano e meio já foram colhidos 325 mil pés de alface, fora o que está plantado. Já em relação à couve, tem dois mil pés plantados nesse período, sendo que em cada colheita, sai umas 700 sacolas que vão para 14 instituições. Ainda tem as pessoas que passam por aqui e pedem hortaliças; só hoje, por exemplo, nós atendemos umas 150 pessoas”, comenta Marcio Emílio.

Esse feito extraordinário não apenas evidencia a eficiência do programa, mas também revela o compromisso da Prefeitura de Itaperuna, em prol de um objetivo comum: promover a segurança alimentar e a sustentabilidade. A beleza desse projeto reside não apenas na quantidade impressionante de hortaliças cultivadas, mas também no impacto social e ambiental que ele representa.

De acordo com o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, a horta comunitária fornece alimento fresco e saudável para a população, além de promover a consciência ambiental.

“Entendo que também promove a consciência ambiental ao utilizar práticas agrícolas sustentáveis. O sucesso da horta comunitária de Itaperuna é um exemplo inspirador de como iniciativas locais podem ter um impacto significativo, não apenas na produção de alimentos, mas também na promoção da sustentabilidade e na educação ambiental”, reforça Alfredão.

Entre os objetivos do programa, beneficiar alunos da Rede Municipal de Ensino e famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). A horta comunitária principal, está localizada entre as ruas Alagoas e Mozart Bastos Soares, no Bairro Lions. Há outras hortas espalhadas pelo município, incluindo em escolas, unidades de saúde, dentre outros locais.

O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com as secretarias de Educação; Saúde; e Assistência Social, Trabalho e Habitação; além do Colégio Agrícola e PESAGRO-RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *