Governo do Estado celebra o Dia do Trabalhador com mutirão de serviços na Quinta da Boa Vista

 
 
A iniciativa conta com a participação de diversas secretarias estaduais e vai disponibilizar 2 mil vagas de emprego, além de emissão de documentos essenciais, entre outros serviços


Nesta quarta-feira, 1º de maio, em comemoração ao Dia do Trabalhador, o Governo do Estado do Rio de Janeiro organiza um grande mutirão de serviços na Quinta da Boa Vista, localizada no bairro de São Cristóvão. Das 9h às 12h, o evento proporcionará aos cidadãos acesso gratuito a uma variedade de serviços essenciais e oportunidades profissionais.

A Secretaria de Estado de Governo, por meio do programa “RJ para Todos”, lidera a organização do evento com o objetivo de reduzir as taxas de desemprego e oferecer suporte para a capacitação profissional. Reforçando a importância do evento, o governador Cláudio Castro destacou a iniciativa.

-Estamos aproveitando o Dia do Trabalhador para reafirmar nosso compromisso com o bem-estar dos cidadãos do Rio, proporcionando acesso direto a serviços essenciais. Cerca de 2 mil vagas de trabalho, captadas pelo Governo do Estado, serão disponibilizadas para a população. Geração de emprego é a política social em que a gente acredita e que faz a diferença na vida das pessoas – afirma o governador Cláudio Castro.

Emprego e capacitação profissional

Em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, o mutirão contará com aproximadamente 2.000 vagas de emprego disponíveis, além de orientação para emissão da carteira de trabalho digital e informações sobre seguro-desemprego.

Serviços sociais e de saúde

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vai distribuir café da manhã por meio do programa Café do Trabalhador. Já a Fundação Leão XIII, vinculada à secretaria, vai disponibilizar serviços de isenção para a emissão de segunda via de documentos importantes, como RG e certidões de nascimento, casamento e óbito. Os presentes também receberão orientações para o Vale Social.

O Detran-RJ estará presente com 5 pontos de atendimento oferecendo aos cidadãos a possibilidade de emissão de 1ª e 2ª vias do RG e agendamentos para o mesmo fim. O evento disponibilizará ainda serviços básicos de saúde, orientações jurídicas e sobre direitos do consumidor, com a presença do Procon-RJ para registro de reclamações e denúncias.

A Cedae Saude, caixa de assistência dos funcionários da Cedae, terá uma estrutura que inclui motorhome e ambulância, contando com uma equipe interdisciplinar formada por 9 profissionais, incluindo médico, nutricionista e equipe de enfermagem. No local, serão oferecidos serviços de massagem shiatsu, atendimento móvel com ambulância e suporte à saúde preventiva (teste de pressão arterial e dosagem de glicose, verificação de sinais vitais e atendimento básico de saúde).

Foco na mulher e beleza

A Secretaria da Mulher, em colaboração com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), estará no local orientando sobre empreendedorismo, regularização de MEI e CNPJ, com informações sobre a rede de proteção à mulher e diversos serviços gratuitos de autocuidado e beleza. Serão oferecidos serviços como corte de cabelo, esmaltação de unhas e tranças, além de uma mobilização especial com a campanha “NÃO É NÃO! Respeite a decisão”, a partir das 13h, para promover a segurança das mulheres em grandes eventos.

– Data: Quarta-feira, 1º de Maio de 2024
– Local: Parque Quinta da Boa Vista, em frente ao Museu Nacional, São Cristóvão
– Horário: 9h às 12h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *