Governo adia obrigatoriedade de vistos para turistas dos EUA, Canadá e Austrália para abril

Os vistos seriam cobrados já a partir de 10 de janeiro para garantir ‘igualdade de tratamento’, já que turistas brasileiros precisam pedir autorização para visitar os países, mas medida foi adiada.

Como a medida vai funcionar?

O pedido de vista para quem tem passaporte americano, canadense e australiano precisará ser feito pelo endereço eletrônico da VSF Global, empresa contratada pelo Ministério das Relações Exteriores. O custo será de US$ 80,90.

O visto eletrônico vai ter o mesmo prazo de validade dos vistos convencionais e permite múltiplas entradas no Brasil por até 90 dias. O prazo de emissão vai ser de cinco dias úteis.

Como era no governo Bolsonaro?

No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o governo determinou a não obrigatoriedade de vistos de passageiros desses países, além do Japão. No entanto, dados da Embratur mostram que não houve incremento significativo de turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses nos últimos cinco anos. Em 2018 ingressaram 538 mil cidadãos provenientes dos Estados Unidos, já em 2023, entraram 530 mil viajantes americanos.

O decreto do então presidente Bolsonaro, de março de 2019, também previa que viajantes do Japão fossem dispensados da obrigatoriedade de apresentação de visto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *