Galeão: Lula recebe hoje Eduardo Paes para discutir solução. Prefeito quer limitar Santos Dumont

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai discutir a situação do aeroporto do Galeão em uma reunião na tarde desta quarta-feira no Palácio do Planalto com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

Paes defende que o governo limite o número de voos domésticos no Santos Dumont para que o Galeão possa recuperar o movimento que tinha antes da pandemia do coronavírus. Insatisfeito com o ritmo das decisões de França, o prefeito do Rio resolveu recorrer diretamente a Lula para aumentar pressão.

Na segunda-feira, Lula se reuniu com o governador do estado do Rio, Cláudio Castro. Durante o encontro uma das possibilidades levantadas foi a “gestão compartilhada” dos aeroportos Santos Dumont e Galeão.

Nesse modelo – chamado de sociedade de propósito específico (SPE) – a administração dos dois terminais aéreos poderia ser feita em conjunto pela União, estado e prefeitura do Rio.

A prefeitura carioca e o governo fluminense discutem uma saída para a crise no terminal aéreo. A principal crítica do governo estadual e da prefeitura do Rio é o fato do Aeroporto Santos Dumont (administrado pela União) ter provocado um esvaziamento do Galeão, administrado pela concessionária Changi, de Cingapura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *