Cristo Redentor será iluminado de verde em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho

Pelo oitavo ano consecutivo, o monumento ao Cristo Redentor receberá, na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 19h30, uma cerimônia e iluminação especial em verde em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, e tem como objetivo reforçar as ações do “Abril Verde”. Neste ano, a campanha aborda o tema “Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir”.

O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, destaca que “a campanha busca chamar a atenção da sociedade para a importância da identificação das doenças relacionadas ao trabalho para que trabalhadores e trabalhadoras possam ter acesso a direitos como benefícios previdenciários, estabilidade no emprego e FGTS do período de afastamento; e também para que sejam adotadas medidas de prevenção para a construção de ambientes laborais mais seguros, saudáveis e decentes.”

 

Abril Verde

O dia 28 de abril foi escolhido em referência à memória de 78 mineiros mortos numa explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também estabeleceu a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho, por marcar a promulgação da primeira lei que representou avanços para a saúde e a segurança no trabalho, em 1919, em Ontário, no Canadá. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.121 de 2005 como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

 

Cerimônia e iluminação do monumento ao Cristo Redentor em verde em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Data: 26 de abril de 2024

Horário: 19h30

Local: Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *