Bombeiros do RJ fazem mais de 1,4 mil resgates no mar agitado no fim de semana de sol

O Corpo de Bombeiros realizou 1.430 resgates em todo o litoral do Estado do Rio de Janeiro no sábado (11) e domingo (12). Imagens feitas nas praias mostraram a circulação dos guarda-vidas e dos helicópteros da corporação patrulhando o fluxo de banhistas no mar.

O maior número de acionamento dos salva-vidas foi no domingo, com 943 resgates.

O local mais movimentado foi Copacabana, na Zona Sul da capital. O 3º GMAR realizou 400 resgates nos dois dias do fim de semana.

A Barra da Tijuca vem em seguida na lista de locais com o maior número de salvamentos na orla, com 132 casos atendidos pelo 2º GMAR. O terceiro lugar com mais resgates foi Itaipu, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, com 118 resgates.

Calor

O Rio registrou neste domingo (12) até as 14h uma temperatura máxima de 40,4ºC. O registro foi feito às 14h, na estação da Vila Militar do Inmet, na Zona Oeste do Rio.

Foi a maior temperatura do ano na cidade, segundo o Inmet. Também de acordo com o instituto, com os registros que deram entrada no sistema até 16h30, o Rio é a capital onde fez mais calor neste domingo.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, fez ainda mais calor: 42,5ºC, na Estação Irajá. A prefeitura também registrou sensação térmica de 50,5°C em Irajá, às13h55. Ela não configurou, porém, recorde do ano, que foi registrado em fevereiro, com 58,3°C.

A sensação de calor já era grande na cidade desde a manhã. Às 9h15, os termômetros marcavam 34,1°C em São Cristóvão, 33,7°C no Jardim Botânico e 33°C em Irajá.

O forte calor lotou as praias das zonas Sul e Oeste. Em algumas delas, os banhistas não respeitaram aviso de correnteza forte neste domingo, o que fez com que os bombeiros tivessem que executar vários salvamentos.

A onda de calor que se instalou no Brasil ganhou força a partir do fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média em boa parte dos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *