Maricá: Centro de Cidadania LGBTQIAP+ tem novo endereço no Centro

A Prefeitura de Maricá, em parceria com o Governo do Estado, reinaugurou nesta sexta-feira (10/05) o Centro de Cidadania LGBTQIAP+, que antes funcionava dentro da Fundação Leão XIII. O espaço fica agora na esquina das ruas Domício da Gama e Padre Arlindo Vieira, também no Centro, e oferece atendimento psicológico, jurídico e assistência social. O local é o 20º equipamento do programa estadual ‘Rio Sem LGBTfobia’ e tem participação de quatro secretarias municipais: Assistência Social, Cultura, Políticas Inclusivas e de Participação Popular e Direitos Humanos.

Dentro do Centro de Cidadania funciona o núcleo LGBT, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social. Na parte interna foi feito um mural que homenageia pessoas consideradas importantes para a causa e, em uma das paredes, alguns participantes deixaram a marca de suas mãos e assinaram. Antes dos discursos, houve uma performance da artista Lorena Ravache.

O secretário Tiago Ribeiro ressaltou o quão importante é ter um espaço como esse. “Ter um local de atendimento para esta população é algo que me deixa sempre muito feliz, porque é um grupo ainda muito marginalizado. Queremos que não haja mais discriminação na em nossa cidade e essa é a missão deste espaço”, frisou ele.

Já o superintendente de Políticas LGBT do governo do Estado, Ernane Alexandre, falou de casos ocorridos na cidade nos últimos anos. “Nós registramos situações recentes envolvendo LGBTfobia em Maricá e, em todas elas, atendemos também a família das vítimas. É uma população que precisa de atendimento específico não somente por agressão, mas também em casos de depressão e ansiedade”, lembrou.

A fala é reforçada pela coordenadora Bárbara Piergrossi, ao citar os serviços disponíveis na nova casa. “Será um lugar também para a colher as famílias dos usuários, oferecendo inclusão e visibilidade para quem vier buscar nossos atendimentos”, afirmou ela, que coordena o espaço ao lado de Daiana Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *