Vivendo novas experiências na terceira idade: Governo do Estado leva idosos do Abrigo Cristo Redentor para piquenique no Parque Lage

Iniciativa faz parte do projeto Cultura do Pertencimento, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Uma manhã de interação social, lanches deliciosos e uma vista para lá de especial. Foi assim que os idosos do Abrigo Cristo Redentor começaram esta quinta-feira (18), revisitando uma prática comum na infância: se reuniram para um piquenique com direito ao cenário do Parque Lage, na Zona Sul do Rio. A iniciativa faz parte do Cultura do Pertencimento, projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que cria oportunidades para que pessoas em vulnerabilidade atendidas por programas sociais do Estado possam participar de atividades culturais e desfrutar de seus benefícios.

Para quem já esteve no Parque Lage há décadas, notar as mudanças no local é inevitável.

-Eu morava aqui perto, cheguei a frequentar bastante o Parque Lage. Antigamente não era assim, agora está mais movimentado e moderno. Também passeava pela Lagoa, que é aqui do lado. Cheguei até a nadar e tudo. Fiquei bem animado quando soube que esse seria o nosso passeio desta vez – contou o hóspede do Abrigo Cristo Redentor, Gustavo Ferreira, de 88 anos.

Morando no abrigo desde 2022, Josefa Matias, de 75 anos, contou que a experiência vai ficar marcada na memória e no coração, afinal, é a primeira vez que vai ao Parque Lage.

-Eu estou gostando muito, é minha primeira vez aqui. Já fiz também outros passeios para o Pão de Açúcar e Maracanã, e amei – comentou Josefa.

Além de desfrutarem da natureza e de um café da manhã preparado especialmente para eles, ainda houve atividades com bola, para estimulá-los. No projeto, as programações para os idosos têm sido diversificadas. Do Parque Bondinho do Pão de Açúcar ao Theatro Municipal, cada passeio tem trazido mais alegria para a vida de cada um. Além de atender grupos da melhor idade, o Cultura do Pertencimento também promove iniciativas para pessoas em situação de rua que frequentam o Hotel Acolhedor, assim como para alunas do programa Empoderadas, que atua para coibir a violência contra a mulher.

-Eu vejo o quanto eles precisam dos nossos passeios, e como voltam entusiasmados para o abrigo. Além disso, ficam ansiosos durante os preparativos que antecedem a saída. Por isso a gente tem procurado fazer isso constantemente, levando sempre a lugares diferentes – destacou Cristiane Araújo, assessora técnica do Abrigo Cristo Redentor.

Novos passeios

O Projeto Cultura do Pertencimento já tem programação garantida até março. No dia 25, os idosos do Abrigo Cristo Redentor irão à praia de Copacabana. Já as alunas do programa Empoderadas têm presença marcada no Parque Bondinho Pão de Açúcar. A proposta é garantir para os assistidos do Estado momentos de interação social e cultura.

-Esse é um projeto que não podemos parar. O impacto que causa nos nossos acolhidos, desde os idosos, aos frequentadores do Hotel Acolhedor, às alunas dos nossos projetos, é algo que emociona. E mostra o quão fundamental é garantirmos esse acesso ao lazer e à cultura. Isso ajuda no desenvolvimento intelectual, físico e emocional. E é fundamental para fazermos um trabalho social realmente significativo- ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *