Simpósio debate o papel da saúde pública no combate à violência contra a Mulher em Duque de Caxias

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), realizou o 1º Simpósio “Violência contra a mulher: uma questão de saúde pública”, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

O evento, marcado pela participação significativa das mulheres, contou ainda com a presença do prefeito Wilson Reis e das representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Dra Célia Guerra (Diretora do DAS), Dra Célia Serrano (Subsecretária Geral), Daniele Oliveira (Subsecretária de Reabilitação) e demais autoridades municipais.

Para falar do tema “Violência contra a mulher: uma questão de saúde pública”, a organização do simpósio contou com um time de especialistas: Delegada Fernanda Fernandes (Titular da DEAM de Duque de Caxias), Lívia Fingola da Silva Valle Gonçalves (Advogada especializada em Direitos das Famílias e Direito Civil), Raquel Lima de Maria (Graduada em Serviço Social e Coordenadora do Serviço Social do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes – HMAPN), Neuseli Daris Pereira (Coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Duque de Caxias), Aline de Araújo Gonçalves da Cunha (Graduada em Psicologia e especialista em Gestão de Saúde Pública) e Paulo Henrique Santos do Patrocínio (Psicólogo do Departamento de Saúde Mental da SMSDC).

Em sua palestra, a Delegada Fernanda Fernandes reforçou a importância dos agentes de saúde na rede de proteção às mulheres.
“A saúde integra a rede de proteção à mulher. Muitas vezes as unidades são a porta de entrada de crimes graves, como tentativas de feminicídio, estupros de vulnerável, entre outros. Há pouco tempo, tivemos um caso que exemplifica muito bem essa rede, onde uma vítima de 11 anos foi atendida no HMAPN, e que graças a capacitação e empenho de toda a equipe, conseguimos deixar essa vítima a salvo e com saúde. Esse olhar diferenciado e a rapidez em agir desses profissionais, movimentando toda a rede de proteção, é essencial nesse trabalho”, destacou a Delegada da DEAM/DC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *