Rio, SP e Minas serão afetadas por ‘bolha de calor’ e temperaturas podem chegar a 45 °C; veja a previsão

O portal meteorológico MetSul alerta que parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que antes sofriam com uma onda de calor, agora terão que lidar com uma “bolha de calor” nos últimos dias do verão de 2024, que se encerra em 20 de março. O fenômeno pode elevar as temperaturas para 45 °C. Apesar disso, há previsão de chuvas intensas em partes do Nordeste e Norte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, segundo o MetSul, serão impactados pela bolha.

Já de acordo com o alerta do Inmet, o calor intensivo deve ficar restrito ao Sul do país, além de MS e SP.

O que é a ‘bolha de calor’?

Segundo o MetSul, devido à “bolha de calor”, as temperaturas podem chegar até 10 °C acima do normal em algumas regiões. O fenômeno ocorre em áreas de alta pressão quando uma cúpula de calor é criada e permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, segurando o ar quente embaixo.

Alertas de “Perigo” e “Perigo Potencial”

O Inmet emitiu dois alertas, um de “Perigo” e outro de “Perigo Potencial” para as onda de calor que também afetas as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. O fenômeno se estabelece quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante, pelo menos, 5 dias seguidos. Os avisos, nas cores laranja e amarelo, tem duração prevista até às 18h de quinta e sexta-feira. O calor excessivo pode apresentar riscos à saúde.

O que significa a mancha laranja na previsão?

Além disso, o órgão também alerta para chuvas intensas em parte do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Uma mancha laranja, espalhada pelo litoral do Nordeste até às 23h59 de quarta-feira, indica que pode chover entre 30 e 60 mm/h e ventos de até 100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Neste caso, o órgão recomenda que em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há possibilidade de queda e descargas elétricas.

O que significa mancha amarela na previsão?

Já a cor amarela, pelas regiões citadas, mostra que a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h, além de ventos intensos, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas podem acontecer. A validade do aviso é até às 10h de quarta-feira.

Confira a previsão

Segundo o Inmet, a previsão para o Rio de Janeiro é de baixa nebulosidade ao longo da quarta-feira. A máxima será de 32°C e a mínima de 22°C. Em São Paulo, o clima também será de poucas nuvens. Vale ressaltar que as áreas serão afetadas pela “bolha de calor”.

Também encoberta pelo fenômeno, Curitiba terá tempo estável e temperaturas entre 30°C e 17°C. Porto Alegre terá o céu com muitas nuvens, mas não encoberto. A máxima será de 36°C e a mínima de 24°C.

Com a mesma condição climática, Campo Grande a quarta chegará a 36°C de máxima e 24°C de mínima. Já em Fortaleza, afetada pelo aviso de “Perigo”, o tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os termômetros marcarão entre 32°C e 26°C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *