Projeto Superguardiões chega a mais uma escola em São Gonçalo

Alunos participam de ação para reciclagem do lixo

Mais uma escola entrou no projeto “Superguardiões”, desenvolvido pelas secretarias de Educação e de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, com o objetivo de levar a temática da preservação do meio ambiente, de forma prática e lúdica, para dentro das unidades de ensino municipais.

Na manhã desta quinta-feira (24), os alunos da Escola Municipal Anísio Spíndola Teixeira, que fica no bairro Santa Luzia, receberam os profissionais do Ecoponto do Barro Vermelho, que puderam, através de ações socioeducativas, disseminar informações sobre a importância da reciclagem.

A escola, que conta com mais de 1.300 alunos, dá seu primeiro passo para a adesão de multiplicadores da educação ambiental. No início deste mês, o projeto “Superguardiões” foi iniciado na Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Barro Vermelho.

Durante a atividade, os alunos puderam brincar com jogos educativos sobre coleta e separação de resíduos e tempo de decomposição dos lixos.

A partir de agora, os alunos vão poder levar os  resíduos recicláveis de casa para a escola, em um espaço reservado para o armazenamento e, uma vez por semana, serão recolhidos pelo EcoPonto, fazendo com que a escola acumule pontos de acordo com a coleta. Estes pontos podem ser revertidos em passeios escolares no futuro.

“Iniciamos o projeto em mais uma escola com muita dedicação e otimismo. Nossa ideia é conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância da reciclagem, e sabemos que as crianças vão poder levar todo o ensinamento recebido para dentro de casa”, disse o secretário de Conservação, Edson Leal, que acompanhou a atividade nesta quinta-feira.

O bairro onde fica a escola vai receber, em breve, a segunda unidade do Ecoponto da cidade. As obras seguem em ritmo acelerado e, nas próximas semanas, os moradores da localidade vão poder trocar os resíduos por créditos em cartão que vão valer dinheiro. A nova unidade, que fica em um terreno que estava abandonado, está sendo construída ao lado da escola.

O novo ecoponto vai funcionar nos mesmos moldes da unidade que fica no Barro Vermelho. O cidadão faz a entrega do lixo reciclável no ponto de coleta e esse material será revertido em crédito. Uma espécie de moeda de troca local, que vai poder ser usada em estabelecimentos parceiros.

O Ecoponto surgiu a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *