Petrópolis tem 482 unidades habitacionais selecionadas no novo Minha Casa, Minha Vida

Governo do Estado cadastra 294 moradias em terrenos próprios no Mosela, Itaipava e Vale do Cuiabá; outras 188 serão na Estrada da Saudade
 

O município de Petrópolis teve quatro propostas incluídas na primeira seleção do novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV), o que representa 482 unidades habitacionais construídas no município da Região Serrana. Do total, 294 moradias fazem parte de projetos cadastrados pelo Governo do Estado em terrenos próprios localizados no Mosela (140 UHs), Vale do Cuiabá (70) e Benfica (84), no distrito de Itaipava. Outras 188 são de um empreendimento na Estrada da Saudade.

O anúncio dos contemplados foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Palácio do Planalto, com portaria publicada pelo Ministério das Cidades na noite desta quarta-feira (22). As moradias serão destinadas a famílias da faixa 1, com renda de até dois salários-mínimos (R$ 2.640).

O secretário de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, comemorou a seleção de todas as propostas de Petrópolis cadastradas pelo Governo do Estado, e adiantou que o Chamamento Público para as empresas interessadas será lançado em breve.

– Nossa equipe capacitou os municípios, ajudou no passo a passo e deu todo suporte para que conseguíssemos o maior número de moradias para nosso estado. Ver todos os nossos de Petrópolis serem incluídos é uma satisfação muito grande. Agora é mais uma corrida contra o tempo para lançar o chamamento público, cumprir todo trâmite burocrático para ter os recursos do governo federal e ver essas unidades serem erguidas – afirmou Bruno Dauaire.

De acordo com o secretário, a pasta também vai reapresentar propostas para os municípios de Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, que foram cadastradas, mas ficaram fora da primeira seleção do Ministério das Cidades.

– O Ministro Jader Filho anunciou que vai lançar edital para municípios com menos de 50 mil habitantes, e já estamos a postos para apresentar novamente nossa candidatura para 100 moradias para São José do vale do Rio Preto e 50 para Sumidouro – adiantou o secretário.


Unidades em todo o estado

O estado do Rio de Janeiro será contemplado com a construção de 11.462 unidades habitacionais por meio do Programa, incluindo propostas de entes públicos e privados. Serão erguidos 80 empreendimentos em 16 municípios fluminenses, para garantir a casa própria de mais de 40 mil futuros moradores. Com este número, o estado ocupa o 6º lugar na relação de projetos cadastrados junto ao MCMV.

Depois do chamamento público, as propostas das construtoras são analisadas e hierarquizadas de acordo com critérios do programa e enviadas para a Caixa. O banco é o responsável pela contratação, execução e fiscalização das obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *