Mangaratiba sediou Fórum Regional de Saúde Mental

Mangaratiba sediou nesta quarta-feira (10) o Fórum de Saúde Mental da Região da Baía da Ilha Grande. O evento foi realizado através de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, e também contou com a participação de representantes dos municípios de Angra dos Reis e Paraty. O Fórum teve como foco a Redução de Danos, que é uma estratégia de cuidado com o paciente, e abordou o tema ‘Álcool e outras drogas’.

Segundo a apoiadora da Região da Baia da Ilha Grande da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Cíntia Gil, esse trabalho está sendo realizado em todo o estado e é de grande importância.

“Estamos trabalhando o tema ‘Redução de Danos’ nesse momento, do cuidado em relação ao álcool e outras drogas, mas, em cada região focamos em sua particularidade. O nosso objetivo é fazer a discussão junto com os profissionais de saúde metal, e focar que devemos trabalhar dentro do limite de cada um, no sentido de preservar ao máximo a saúde do paciente”.

No início do encontro foram realizadas apresentações das equipes da Saúde Mental dos três municípios relatando os desafios da Redução de Danos nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS). Logo em seguida, o paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mangaratiba, Marcos Melo, contou um pouco de sua trajetória.

“Ainda estou em tratamento, mas me sinto curado. E devo isso a equipe do CAPS de Mangaratiba. Demorou muito tempo para eu acreditar que fazia uso excessivo do álcool. Para mim eu bebia socialmente, mas não era. Durante todo o processo tive esses anjos ao meu lado, o acolhimento foi, e é infinito. Nunca me abandoaram. Ainda faço acompanhamento com psicólogo e equipe técnica. As pessoas deveriam ter noção de que o município nos oferece um serviço maravilhoso na área da Saúde. Sou muito grato”.

Para finalizar, foi apresentado o Curta Metragem “Práticas de Redução de Danos” e promovida uma roda de conversa comandada pelo psicólogo e apoiador da COOCAPS/SES para o eixo álcool e outras drogas, Pedro Mendes.

Para Alana Escarani, psicóloga e coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Mangaratiba, o evento cumpriu seu papel.

“Estamos muito felizes em receber o estado e ter um encontro tão produtivo. Nosso objetivo é a promoção e prevenção de saúde e poder trocar com tantos profissionais é maravilhoso. Outro foco importante é mostrar que o vício é visto muitas vezes como uma questão de desvio moral, caráter, e não é dessa forma. Quanto mais conseguirmos alcançar a população com essa informação, poderemos tratar cada vez mais essa pessoa que está precisando de acolhimento”.

O evento ainda contou com a participação do secretário de Defesa Civil, Cel. Rogério Escarani, do subsecretário de Governo, Daniel Vasconcellos, da psicóloga e integrante do colegiado gestor da RAPS de Mangaratiba, Ana Lúcia Freitas, da coordenadora do CAPS I de Mangaratiba, Luanda Xavier, da diretora de Saúde Mental de Angra dos Reis, Maria Augusta e da coordenadora do RAPS de Paraty, Carina da Rosa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *