Japeri: Programa Saúde na Escola tem mais uma edição na Unidade de Ensino Municipal Etiene

A dona de casa Cristiane de Paula, (42), tem quatro filhos e pelo grupo de pais foi avisada pela professora da turma de sua filha, Clara Cristina, (8), que teria o Programa Saúde na Escola (PSE) na unidade de ensino Professora Etiene de Souza, no bairro São Jorge.

“Acho muito importante as ações acontecerem aqui na escola. Quando vi no grupo de pais, já me organizei para trazer a Clara e o Junior que precisavam atualizar as vacinas e a pesagem”, disse ela enquanto apresentava os cartões de vacina para acessar a unidade.

Segundo a enfermeira Wania Tavares, os responsáveis dos alunos já estão familiarizados com as ações do PSE. São palestras, vacinação e orientações importantes para a manutenção da saúde das crianças e adolescentes e que eles já ficam esperando”, disse.

A Escola Municipal Etiene de Souza, atua com a educação infantil e o ensino fundamental, do primeiro ao segundo segmento. Com a parceria do PSE as crianças, a partir de quatro anos, têm o primeiro contato com os cuidados em saúde e os adolescentes recebem as orientações para lidar com as mudanças de fases etárias e hormonais.   

Segundo a gestora, Simeia Gerhard, a parceria traz a o trabalho em rede.”  Sabemos a importância da atualização do Programa Bolsa Família para a transferência de renda, mas é também uma forma dos responsáveis estarem atentos ao peso, altura e consequentemente ao desenvolvimento das crianças e adolescentes” disse, acrescentando a importância de que novas temáticas em saúde sejam levadas às escolas.

Hora de aprender sobre saúde

Para a pequena Jasmine Eucenira, (6), aluna na Escola Municipal Etiene de Souza, ir até a sala com enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, daria muito medo senão tivesse com as suas vacinas em dia. Mas, como com ela estava tudo atualizado, foi só uma boa conversa e de forma lúdica entender o que significa aquele momento que ela definiu muito bem. “Agora é hora de cuidar da saúde!”, disse a pequena aluna da educação infantil.

 A mãe, Erlaine Vieira, (30), tem cinco filhos e quatro deles estudam na unidade. Para ela é muito importante que as informações de saúde sejam passadas aos adolescentes também no ambiente escolar, porque é um lugar em que estão com a cabeça na aprendizagem. 

“Eu sou uma mãe com uma mente aberta e acho importante eles terem as informações passadas por profissionais de saúde. O mundo ensina da forma errada. Eu falo dentro das minhas experiências e a enfermeira ensina de um jeito saudável e de acordo com cada idade. Até a Jasmine já sabe a hora de cuidar da saúde, né filha?”, finaliza olhando para a pequena que conversa com a técnica de enfermagem.

A equipe do PSE que atuou na Escola Municipal Etiene de Souza foi composta por enfermeira, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, num total de 11 profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *