Governo de Macaé aprimora assistência a pessoas com deficiência através de Censo

A realização do primeiro Censo Municipal para Pessoa com Deficiência garante ao governo a definição de novas políticas públicas que irão promover acolhimento, assistência e dignidade através de um novo modelo integrado de atendimentos já disponíveis na rede pública de Saúde de Macaé.

O relatório final do levantamento que aponta o perfil social e econômico, além das demandas por assistência terapêutica e tratamentos que ajudam a promover mais qualidade de vida ao público PCD, foi apresentado nesta terça-feira (23) pela equipe da Secretaria de Atenção Básica ao prefeito Welberth Rezende, que reforçou o objetivo do governo em instituir o Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência.

“O Centro de Apoio ao PCD será a principal entrega do governo como resultado do trabalho que iniciamos com a organização da rede de Saúde para aprimorar a  assistência a toda a população. Agora, chegamos ao momento de criar esta unidade de referência que vai oferecer, acima de tudo, respeito e dignidade a todos que buscam os atendimentos em nossas na ponta”, afirmou Welberth.

O primeiro Censo Municipal para a Pessoa com Deficiência foi iniciado em outubro do ano passado, com dados coletados até o dia 31 de março deste ano, através do preenchimento de formulário disponível em link no site oficial da prefeitura.

A amostragem apontou índices importantes para a equipe de gestão do município, como a situação socioeconômica das pessoas com deficiência, residência, nível de escolaridade, acesso a benefícios sociais e a programas de assistência garantidos pelo governo municipal.

“O Censo é a primeira etapa na construção de um novo programa de acolhimento e assistência às pessoas com deficiência. A nossa estratégia é fortalecer os programas já existentes, ampliando as políticas de atendimento em nossa rede”, ressaltou a Secretária de Atenção Básica, Natália Antunes.

O trabalho também garantiu a construção de uma linha de trabalho intersetorial, reunindo programas desenvolvidos por outros setores do governo que ajudam a atender às demandas do público PCD.

“Com base nesse levantamento, vamos construir políticas públicas com outros setores da prefeitura, voltadas a melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência em nossa cidade”, apontou a Coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência, Liana do Amaral.

A apresentação também contou com a participação do Secretário de Saúde, Alexandre Cruz. “Esse olhar para a pessoa com deficiência é uma ação de governo, um trabalho construído também com a sociedade que nos auxilia na identificação de novas políticas públicas necessárias a todos que merecem de nós atenção, carinho e decisões imediatas”, ressaltou Alexandre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *