Duque de Caxias e Nova Iguaçu foram ficaram entre os cinco municípios que, em quatro anos, alcançaram melhor performance da meta proposta pela lei de redução do uso de sacolas plásticas

Em uma ação conjunta, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, lançaram o Programa Estadual Retorna+, em evento realizado nesta quarta-feira (12), com cerimônia no Palácio Guanabara, seguida de evento oficial no Santuário Cristo Redentor.

Representantes do poder público estadual e municipal, do poder legislativo e da iniciativa privada estiveram reunidos ao Vice-Governador e Secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, ao Presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, e ao representante da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Omar, Reitor do Santuário, acompanhado do Padre Josafá Siqueira, Vigário Episcopal para o Meio Ambiente e Sustentabilidade da Arquidiocese do Rio.

Retorna+ é um desdobramento da Campanha Desplastifique Já, lançada pela ASSERJ, em 2019, em alinhamento à Lei Estadual 8.473/2019, que proibiu a distribuição gratuita de sacolas plásticas nos supermercados do Estado, com o intuito de desestimular a utilização do item. A ocasião estabeleceu ainda metas de redução das mesmas no meio ambiente e este foi o primeiro passo para o estímulo ao uso das sacolas retornáveis.

“Quatro anos após, os resultados obtidos são 11,2 bilhões de sacolas plásticas a menos no meio ambiente. É uma marca histórica”, festejou o Presidente da ASSERJ, ao receber o título de Embaixador da Sustentabilidade do Rio de Janeiro, pelas mãos do Vice-Governador do Rio e Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, aos pés do Cristo Redentor.

Na ocasião, foram premiados também os cinco municípios que, em quatro anos, alcançaram melhor performance da meta proposta pela lei de redução do uso de sacolas plásticas. De acordo com ranking divulgado pela ASSERJ, o Rio ficou no topo da lista, seguido de Niterói, Angra dos Reis, Caxias e Nova Iguaçu. “A gente vive um momento importante da luta ambiental na redução e eliminação do uso de embalagens e plásticos de uso único. Iniciativas como essa popularizam a discussão nos grandes setores econômicos e na sociedade”, elogiou a secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio, Tainá de Paula.

Retorna+ vem como o desdobramento necessário ao Desplastifique Já: “Hoje é um grande chamamento da sociedade para fazer parte desse processo transformador. Sem engajar a sociedade, sem despertar uma nova forma de lidar com o consumo, sem inserir os usuários dos plásticos, sem inserir a cadeia produtiva, sem ativar o poder público e a sociedade civil organizada, os objetivos e metas que nós traçamos jamais serão cumpridos. É necessário o esforço de cada um dos elos dessa grande cadeia, que pode trazer resultados satisfatórios para o meio ambiente”, destacou o secretário Thiago Pampolha.

Para finalizar esta grande cerimônia em prol da Sustentabilidade, após a oração conferida aos presentes, pelo Padre Omar, o Cristo Redentor ganhou nova roupagem em video mapping: coberto por dados relevantes obtidos nos últimos quatro anos e imagens impactantes do nosso meio ambiente, foi transmitida ao público presente, a mensagem urgente de “novos hábitos, que se transformarão em costumes”, segundo as palavras do Padre Josafá Siqueira.

O evento marca um novo tempo para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro e, tal qual foi com a Campanha Desplastifique Já, a intenção é que a ação oriunda no estado fluminense, avance pelo Brasil, incentivando outros estados a aderirem à causa e criarem legislações com objetivos similares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *