Mangaratiba sedia ‘I Seminário de Políticas Públicas para Mulheres da Costa Verde’

 

Mangaratiba sediou nesta quarta-feira (20) o ‘I Seminário de Políticas Públicas para Mulheres da Costa Verde’. O evento, realizado através da parceria da Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPMulher), e a Secretaria de Estado da Mulher, reuniu autoridades e representantes de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba, visando o fortalecimento da rede de apoio e a garantia dos direitos do público feminino.

 

O seminário contou com as palestras: ‘Políticas para Mulheres Avanços e Desafios’; ‘Sustentabilidade: O Papel da Mulher na Nação’; e, ‘A Mulher Na Luta Histórica Pelos Seus Direitos’, além de rodas de conversa, dinâmicas, apresentações culturais e de serviços. Segundo a Subsecretária da SPPMulher, Dra. Gabi Ângelo, o evento teve como principal objetivo integrar estado e municípios da Costa Verde para a aplicabilidade de políticas públicas.

 

‘Sediar este seminário é de grande importância para toda a Costa Verde, pois, falamos sobre a efetividade de serviços, projetos e políticas que asseguram os direitos das mulheres das três cidades. E ter o Governo do Estado atuando junto com os municípios, só fortalece este trabalho”, disse.

 

Já a Secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar, falou sobre a necessidade de fortalecer o trabalho dos municípios e convocou a participação da população.

 

“Para termos uma sociedade mais igualitária, com os direitos das mulheres respeitados, precisamos da participação de cada indivíduo e dos municípios. E nosso objetivo neste seminário, é justamente propor essa união, bem como, motivar o fortalecimento da política pública que dá a garantia de saúde, educação, empregabilidade, segurança e enfrentamento às violências, para as mulheres da Costa Verde’, disse.

 

O Deputado Luiz Cláudio Ribeiro também participou do evento. Ele disponibilizou a estrutura do seu gabinete na ALERJ para ajudar na promoção de leis e projetos de incentivo a mulher no estado e falou sobre a relevância do Seminário.

 

“Participar deste evento é ver a realização de um projeto que foi planejado enquanto eu era Secretário de Governo de Mangaratiba e pensamos a criação da SPPMulher. Pouco tempo depois, é gratificante testemunhar esse equipamento funcionando tão bem e agora, engajado com o estado, promovendo esse seminário. Vamos unir forças, trabalhar essa pauta nos municípios, no governo e no legislativo estadual, para garantir um futuro mais digno e que assegure de verdade o protagonismo das mulheres”, destacou.

 

Durante o evento, equipes dos municípios apresentaram dados e informações dos projetos que desenvolvem para o público feminino. A equipe do ARTE VIVA, Projeto da Secretaria de Saúde de Mangaratiba, divulgou os dados do mapa da violência contra mulheres e meninas, que acaba de ser elaborado.

 

Participaram do encontro a Defensora Pública de Paraty, Renata Jardim, o Secretário de Assistência Social de Paraty, Marcio Silva, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania de Angra dos Reis, Thaisa Carneiro, e a Comandante da CBMERJ, Tenente Coronel Ana Luz, além representantes das Rondas Maria da Penha do Estado e Município, e da DEAM.

 

Ainda estiveram presentes os Secretários Municipais Edu Jordão (Assistência Social e Direitos Humanos), Cel. Rogério Escarani (Defesa Civil), Antônio C Aniceto (Ciência, Tecnologia e Inovação), os subsecretários de Saúde, Lucas Venito, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Adriana Dahan e Ione Santos, e a vereadora de Paraty, Flora Salles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *