‘Covid-19’ e ‘mosquito Aedes aegypti’ são temas de palestras em Itaperuna

A Educação em Saúde desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar individual e coletivo, na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida.

Ela envolve a transmissão de informações e o desenvolvimento de habilidades que capacitam as pessoas a tomarem decisões, baseadas em informações sobre sua saúde. Investir em Educação em Saúde não apenas promove a prevenção de doenças, mas também capacita as pessoas a serem defensoras de sua própria saúde, contribuindo para uma sociedade mais saudável.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da CVAS (Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde) promove ações visando este trabalho informativo e educativo. Na última quarta-feira, 18, foram realizadas palestras no Colégio Estadual 10 de Maio, abordando os temas “Covid-19” e “mosquito Aedes aegypti”, com os palestrantes Ihorrana Souto, enfermeira da UBS (Unidade Básica de Saúde) Centro; e Gesiney Botelho da Silva, técnico em combate às endemias (CVAS).

Entre os objetivos, informar e prevenir sobre os cuidados relacionados às infecções de Covid-19 e das arboviroses dengue, zika, chikungunya, além da febre amarela urbana, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Durante o período que antecede o Verão, os alunos foram orientados a redobrarem a atenção, pois, na Primavera os insetos estão em plena atividade, já que é um período onde os insetos acasalam e fazem suas posturas de ovos. “Devemos estar alertas, inspecionando nossas casas, em busca de possíveis depósitos que sirvam de criadouros de insetos, principalmente o Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses”, reforça Gesiney.

CVAS EM ALERTA E ATUANTE

De acordo com Gesiney Botelho, a determinação do secretário municipal de Saúde Marcelo Poeys é que todo o efetivo de campo, esteja atento a todos os detalhes das atividades diárias.

“Tanto o secretário Marcelo Poeys, quanto o coordenador da CVAS Adriano Azevedo, tem orientado as equipes a realizarem ações de busca e eliminação de focos. A população deve estar atenta aos sinais e sintomas da dengue, como dores no corpo, manchas vermelhas, fadiga e principalmente a febre alta. Caso ocorra a suspeita de estar com qualquer tipo de arboviroses, procure imediatamente a UBS mais próxima de sua residência, assim, agiremos com maior rapidez e precisão no corte da transmissibilidade”, finaliza Gesiney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *