Alunos da Educação Infantil de Mesquita participam de plantio de mudas

Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, no Banco de Areia, teve dois canteiros agrícolas revitalizados

 

A manhã da última quinta-feira, dia 30 de março, foi de aprendizados de agricultura para alunos da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, que fica no Banco de Areia. Cerca de 20 estudantes da Educação Infantil tiveram a chance de participar da revitalização de dois canteiros agrícolas da unidade, através do plantio de mudas. As hortaliças plantadas  plantadas foram de cebolinha, salsão/aipo e mostarda.

 

O contato com a terra despertou o conhecimento e a empolgação das crianças. Mas essa é apenas algumas das propostas da atividade. “O trabalho que vinha sendo feito nas escolas ganhou um novo foco. O lema agora é: da horta para o prato. Além de auxiliar na alimentação dos alunos, essa agricultura vai ajudar eles a se sensibilizarem com essas questões”, destaca Leandro Azeredo, coordenador de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita. Antes disso, o também professor explicou assuntos relacionados aos cuidados com as plantas e organizou uma atividade de plantação com feijões e girassóis em vasinhos com os alunos.

 

Engenheiro agrônomo da prefeitura de Mesquita, Fábio Vilas Bôas acredita que a plantação local na unidade irá colaborar para a confiabilidade dos alimentos oferecidos na merenda. “É mais um passo em direção à segurança alimentar nas escolas da rede pública municipal de Mesquita”, diz ele.

 

Expansão


A ideia é expandir a abrangência da ação e alcançar outras escolas do município. Além das hortaliças citadas, a equipe dispõe de mudas de outros temperos, como coentro e salsinha. “Queremos criar vários canteiros agrícolas nas escolas e ensinar as crianças a plantar. Isso sem contar com o estímulo às práticas de reciclagem, como é o caso das garrafas pets que são colocadas ao redor da terra para delimitar os canteiros e usadas também como regadores. Estaremos ensinando sobre consciência ambiental”, indica o subsecretário municipal de Agricultura de Mesquita, Glauber Figueiredo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *