Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea lançam obra de canalização e urbanização do Canal Dois Irmãos, em Duque de Caxias
Intervenções irão beneficiar cerca de 50 mil moradores de vários bairros
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deu início, neste sábado (27/4), às obras de canalização e urbanização em trecho de 2,7 km de extensão do Canal Dois Irmãos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As intervenções serão realizadas com recursos de R$ 52, 19 milhões, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) e irão beneficiar cerca de 50 mil moradores.
O lançamento das obras foi marcada por uma cerimônia realizada na entrada da comunidade Dois Irmãos e contou com as presenças dos secretários de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, e de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, do presidente do Inea, Renato Jordão, e do prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis.
A frente de serviço tem por objetivo o controle de inundações, promovendo melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. As intervenções irão beneficiar as comunidades Parque das Missões; Dois Irmãos; Parque Duque; Parque Beira Mar; e Parque Boa Vista. Além da canalização, as obras também irão revitalizar os espaços públicos a fim de proporcionar o convívio e o lazer.
– As ações vão contribuir para mitigar os impactos das inundações que acometem os moradores desta comunidade. Nós viemos aqui para lançar e acompanhar od trabalhos que já estão em andamento. E aproveito para anunciar que, em breve, daremos início à reurbanização do Canal do Roncador, no bairro Nova Campinas, mais uma intervenção que irá favorecer a população – destacou Rossi.
– O lançamento desta obra representa uma nova era para estes moradores porque vai ajudar a combater as enchentes que afetam está região em períodos de fortes chuvas – ressaltou Washington Reis.
Também com recursos do Fecam, estão em andamento a canalização de outros dois importantes canais de Duque de Caxias, que são o Calombe e o Roncador.