Resultados positivos no combate ao Aedes aegypti em Petrópolis: LIRAa abaixo de 1% reforça eficácia das ações

Com a temporada de chuvas, a Prefeitura reforça os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor de Zika, Dengue e Chikungunya. Agentes de combate a endemias atuam nos cinco distritos, intensificando a conscientização e eliminação de focos do inseto.

O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado na semana passada, aponta que o índice se manteve abaixo de 1%, atingindo 0,78%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Das 7.965 visitas domiciliares realizadas, apenas 59 imóveis foram positivos. Desde quinta-feira (18), os supervisores da Coordenadoria de Vigilância Ambiental estão retornando a esses locais, entregando orientações aos proprietários.

Nos próximos sábados, as equipes de Combate às Endemias focarão nas localidades com maior número de casos suspeitos ou com imóveis positivos, conforme o último LIRAa. Neste sábado (20/01), as ações se concentrarão nas regiões de Nogueira e Posse.

O prefeito Rubens Bomtempo destaca a importância da prevenção e da colaboração da população. “Estamos satisfeitos com o resultado do LIRAa, mas é fundamental manter o empenho. Nossos profissionais estão empenhados em percorrer cada canto do município, educando e eliminando potenciais focos de proliferação do mosquito. A conscientização da população é fundamental nesse processo de combate”, destaca.

Cumprindo as diretrizes do Ministério da Saúde, segundo o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, as ações de combate às endemias em Petrópolis têm sido ininterruptas no combate a dengue. Nos últimos dois anos, a cidade registrou a marca de mais de 1,2 milhões de visitas domiciliares, incluindo palestras e mais de 1,6 mil visitas a pontos estratégicos. “Além disso, foram realizados oito Levantamentos Rápidos de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), reforçando o compromisso da cidade em monitorar e prevenir a proliferação do mosquito transmissor. “Esses números refletem nosso compromisso com a saúde da população. Estamos agindo proativamente para controlar as endemias”, complementa o Prefeito. Em 2023, Petrópolis registrou 135 casos de Dengue. Não houve casos de óbitos.

Simone Sisnando, coordenadora da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, destaca a abrangência das ações. “Estamos atuando de forma estratégica nos cinco distritos, monitorando áreas críticas e orientando a população sobre práticas preventivas. A união de esforços é vital para vencermos essa batalha contra as arboviroses”, enfatiza, acrescentando: “Eliminar recipientes que acumulem água, manter caixas d’água vedadas e limpar calhas são atitudes simples que contribuem significativamente para evitar a propagação dessas doenças. A prevenção é responsabilidade de todos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *