PST e CEREST-No realizam ‘sala de espera’ na UBS Guaritá, em Itaperuna

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde realiza importante trabalho no município, intensificando inclusive, ações nas UBS (Unidade Básica de Saúde) de bairros e distritos.

Na última quinta-feira, 29, a equipe do Programa Saúde do Trabalhador (PST), juntamente com o apoio técnico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Noroeste Fluminense (CEREST-No) realizaram uma ‘sala de espera’ na UBS Guaritá.

Na oportunidade, o tema abordado foi “O impacto que o uso de álcool/drogas e tabagismo pode causar no ambiente de trabalho”. Entre os objetivos, orientar e conscientizar sobre a prevenção do uso dessas substâncias no ambiente de trabalho, para diminuir o impacto negativo na saúde do trabalhador, produtividade e no ambiente onde ele exerce suas atividades.

Vale reforçar que este tema transcende os limites individuais, deixando marcas profundas também no ambiente de trabalho. O impacto dessas substâncias pode se manifestar de diversas formas, influenciando não apenas o desempenho individual, mas a dinâmica coletiva da equipe e, por conseguinte, a produtividade e o ambiente laboral como um todo.

O consumo excessivo de álcool, por exemplo, pode resultar em absenteísmo, queda na produtividade e aumento do risco de acidentes no local de trabalho. A dependência de drogas, seja ela ilícita ou medicamentosa, pode afetar a concentração, tomada de decisões e interação social, comprometendo a eficácia das operações diárias.

Já o tabagismo, além dos impactos na saúde individual, gera ausências frequentes para pausas, aumentando a carga de trabalho para os demais. A negligência em relação a essas questões não só prejudica a saúde e bem-estar dos funcionários, mas também acarreta custos financeiros para as empresas, seja pelo aumento dos gastos com planos de saúde, seja pela queda na produtividade e eficiência operacional.

Diante deste cenário, a Secretaria Municipal de Saúde promove importante trabalho de conscientização e prevenção do uso prejudicial dessas substâncias. Ao abordar de forma proativa essas questões, as equipes da Secretaria ajudam a fortalecer o alicerce de uma cultura comprometida com o bem-estar no ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *