Prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, lança projeto Automake para acolhidas da FMIJ

Um tempo dedicado a si mesma, de autoconhecimento, uma ação com efeitos terapêuticos, capaz de elevar a autoestima e transformar vidas. Tudo isso para adolescentes de acolhimentos, por meio de um projeto de capacitação profissional idealizado pela primeira-dama Tassiana Oliveira e desenvolvido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) em parceria com o fotógrafo e maquiador Binho Dutra.

Automake é o nome do projeto lançado pelo prefeito Wladimir Garotinho na noite desta quinta-feira (27), em um workshop de automaquiagem para acolhidas do Lara, Portal da Infância, Renascer, Cativar, Aconchego e Despertar.

“Esse projeto foi pensado a partir da minha aproximação das meninas dos acolhimentos, todas muito caprichosas, vaidosas, apaixonadas por maquiagem. Falei com Binho e pensamos nesse curso de capacitação, porque entendemos a importância de nossas adolescentes ampliarem conhecimentos, terem a possibilidade de se profissionalizarem em algo que gostam e terem mais chances de entrar no mercado de trabalho, trabalharem em um salão ou estúdio como maquiadoras ou, quem sabe, abrirem o próprio negócio ou ensinar outras o que aprender e ajudar outras pessoas. Esse é o primeiro workshop e agradeço a todos que abraçaram esse projeto que objetiva proporcionar às alunas a oportunidade de escreverem, para suas vidas, uma nova história”, declarou Tassiana.

Uma convidada especial, a maquiadora Preta, que foi aluno de Binho, deu um depoimento sobre a importância de sua profissão e o prefeito Wladimir Garotinho frisou o lema do seu governo, que é “cuidar de pessoas”.

“Falar em cuidar de pessoas e muito amplo, mas não adianta amontoar pessoas em acolhimentos, sem prepará-las para o futuro. E é isso que nos inspira. Cada uma aluna que está aqui tem a história de vida, passou por dificuldades, mas não podemos perder a esperança e, hoje, vocês estão tendo a oportunidade de estar aprendendo com os melhores. Temos, aqui, profissionais reconhecidos nacionalmente, como Amanda Coutinho, modelo e maquiadora que veio de São Paulo. Nós trabalhamos para que todos tenham oportunidade de profissionalização, para alcançarem a liberdade de conseguirem manter o próprio sustento. Temos cursos em várias secretárias e fico feliz de ver que a Fundação voltou a desenvolver o papel de ser um celeiro de talentos. Parabenizo Tassiana pela idealização do projeto e a Binho por possibilitar esse curso que foi pensado para que todas vocês tenham sucesso e liberdade. Então, arrasem, meninas. O futuro e de vocês”, disse Wladimir, incentivando as adolescentes.
O presidente da FMIJ, Leon Gomes, e o vice Leandro Castelo também participaram do lançamento do projeto AutoMake, curso direcionado a adolescentes com idades entre 13 e 17 anos e 11 meses.
“Agradeço à primeira-dama por escolher a Fundação Municipal da Infância e da Juventude para essa parceria e, assim, poder contribuir para a realização de sonhos, algo de extrema importância que estamos certos que esse curso vai impactar de forma positiva cada adolescente na vida. A gente entende que é necessário oferecer o melhor a cada assistido de nossos acolhimentos e isso mostra a sensibilidade do governo que entende que todo indivíduo, todo cidadão, independentemente sua condição social, é merecedor de oportunidades. E é isso que está acontece aqui, nessa noite: oportunidades estão sendo ofertada a pessoas que merecem ser valorizadas. Estamos com um dos maiores profissionais na área de maquiagem, o Binho e a primeira-dama teve o cuidado de escolher o melhor material, que as alunas vão receber, para mostrar a importância de cada uma delas”, destacou Leon.
De acordo com Binho Dutra, o Automake foi pensado por Tassiana Oliveira para, além de ser um curso de capacitação profissional, ser uma forma que motivar as acolhidas do Lara, Portal da Infância, Renascer, Cativar, Aconchego e Despertar, a se valorizarem e acreditarem em seus sonhos.
“Esse curso pode fazer total diferença na vida dessas alunas, quando a gente entende elas podem sair do acolhimento e engajarem no mercado de trabalho. No curso, elas vão ter uma distração prazerosa, porque hoje as pessoas, especialmente adolescentes, são apaixonadas por maquiagem. Vai ser muito proveitoso para elas, que vão sair do curso muito interessadas em levar isso à frente e empreender. Elas vão ter a oportunidade de se descobrirem com a automaquiagem e a maquiagem é transformadora em todos os sentidos. A maquiagem transforma a mente, transforma a pessoa, transforma o estado de humor, promove autoestima. Eu gosto de dizer que a maquiagem cura”, contou Binho Dutra, que ensinou técnicas de make no workshop e disse que as aulas continuarão nas próximas semanas.
As alunas ganharam kit de maquiagem completo, bloquinho de anotações, apostila de conteúdo para tirar dúvidas e certificado de conclusão. Após a conclusão do curso, elas visitarão o salão de beleza da profissional Priscila Nogueira. Desta forma, as alunas irão conhecer como uma empresa funciona no ramo da beleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *