Mesquita: Colab atinge mais de 200 mil demandas com 94% de taxa de resolução

Interligar a prefeitura à população é o principal objetivo do Colab, ferramenta que possibilita a solicitação de serviços públicos e sugestões de ações para a gestão municipal pelos munícipes. Desde a implantação em Mesquita, em 2018, o Colab soma mais de 200 mil demandas. Desse número, a taxa de resolução é de 94%, ou seja, com cerca de 186.400 indicações já finalizadas. Algumas das opções disponíveis na plataforma são: retirada de entulhos de lixo, limpeza e manutenção de bueiros e esgoto, reparo na iluminação pública e resolução de bloqueios ou buracos nas vias públicas, entre outros.

 

O serviço mais solicitado pelos mesquitenses é a retirada de entulhos nas vias públicas. Até hoje, foram quase 90 mil resoluções nesse quesito. Logo depois, estão os trabalhos de limpeza urbana e conservação, que ultrapassam a marca de 23.500 demandas aceitas, seguidos dos consertos de lâmpadas dos postes, somando por volta de 21.800 resoluções. Quanto às investidas de limpeza e manutenção de bueiros e esgotos, cerca de 15 mil indicações feitas pelo Colab foram concretizadas.

 

O sistema recebe muitas demandas, mas algumas delas não são da responsabilidade da prefeitura. Por exemplo, a limpeza e a dragagem dos rios fica a cargo do Instituto Estadual do Ambiente, o INEA. Mas, caso seja constatada uma situação de risco aos munícipes e prejuízos iminentes às suas residências, a Defesa Civil Municipal pode fazer uma limpeza de caráter emergencial, após uma avaliação.

 

“Hoje, a cidade de Mesquita possui uma plataforma muito importante de participação cidadã e social que aproxima os cidadãos do poder público municipal. A ferramenta permite a solicitação de diversos serviços de responsabilidade da cidade e conta com mais de 20 mil usuários mesquitenses e mais de 200 mil demandas cadastradas”, aponta o assessor de Planejamento Estratégico da prefeitura, Ramon Lameira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *