Maricá: Sanemar avança com obras de esgotamento sanitário em 2023

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), realizou uma série de ações para avançar com o saneamento e construir 300 km de rede de esgotamento sanitário. Um investimento na ordem de 500 milhões com recursos próprios do município. Ao longo de 2023, foram iniciadas cinco obras de esgotamento sanitário de grande porte em Ponta Negra; no Recanto e no Jardim Atlântico Leste, ambos em Itaipuaçu; em Inoã e São José do Imbassaí.

O primeiro sistema completo de esgotamento sanitário foi entregue para os moradores da Rua 47, em Itaipuaçu, com estação de tratamento compacta que utiliza tecnologia viva, a Mikroete, desenvolvida em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).  Além disso, equipes de educadores sanitários realizaram ações nas escolas, nos postos de saúde, bairros e templos religiosos para disseminar a importância do saneamento para a manutenção da saúde e do bem-estar da população.

“Eu sei que foram muitos anos sem investimentos em infraestrutura de esgotamento sanitário na nossa cidade, mas desde o primeiro mandato do nosso prefeito Fabiano Horta, o executivo municipal travou muitas batalhas para que a gente pudesse hoje investir pesado em infraestrutura de saneamento básico no nosso município. E é essa revolução que estamos realizando em Maricá. São mais de R$ 490 milhões investidos até o momento pela Sanemar, com mais de 300 km de obras em execução que beneficiarão a mais de 60 mil maricaenses”, celebrou Rita Rocha, presidente da Companhia.


Obras de esgotamento sanitário

Equipes da Sanemar atuaram por toda a cidade. Foram aproximadamente 62.173 metros de rede coletora de esgoto implantados, sendo 26.982 metros no Jardim Atlântico Leste; 27.730 metros no Recanto; cerca de 12.750 metros em Inoã; 17.253 metros em Ponta Negra e aproximadamente 4.440 metros em São José do Imbassaí.

Reparos, manutenção e fiscalização

A equipe de reparos e manutenção realizou mais de 320 correções de nível de tampões de poços de visita (bueiros) à altura do asfalto. Além disso, foram realizados mais de 13 mil atendimentos para sucção com o caminhão vacol em equipamentos públicos e rede coletora de esgoto do Centro de Maricá. Para coibir o avanço de ligações irregulares e despejo de esgoto nos corpos hídricos, a Sanemar ainda efetuou mais de 1.028 ações fiscalizatórias no município.

Já a equipe de obras diretas realizou, ao longo de 2023, a substituição de cerca de dois mil metros de rede de esgotamento sanitário na região central de Maricá, que garantiu a troca de material feito de manilha de cerâmica com 300 milímetros por novas tubulações de ocre corrugado, material mais flexível e resistente e de maior diâmetro, cerca de 400 milímetros.

Programas sociais Sanear + Esgoto e Sanear + Água
O programa Sanear + Esgoto, que busca implantar soluções eficazes e ecologicamente apropriadas para a população desprovida de acesso à rede de esgotamento sanitário e/ou com sistema impróprio, recebeu cadastros e executou a instalação gratuita de mais de 480 kits sanitários (biodigestor e sumidouro) em residências de bairros, como Bambuí, Retiro, Jaconé e Espraiado e realizou a limpeza de mais de 540 sistemas. Além disso, cerca de 10 escolas públicas de Maricá foram beneficiadas com a readequação do sistema sanitário.

O programa Sanear + Água, que visa implantar soluções coletivas tecnologicamente apropriadas, como garantir o fornecimento temporário de água, de maneira periódica, para a parcela da população desprovida de acesso à água tratada, ao longo do ano, realizou mais de 17.250 abastecimentos de água para os beneficiários do programa.

Amigo da Sanemar

O programa socioambiental Amigo da Sanemar foi criado para oferecer às crianças da cidade uma formação socioambiental com base no saneamento básico, enriquecendo a experiência dentro de sala e preparando os jovens para se tornarem agentes disseminadores de informações e de boas práticas, como descarte correto de resíduos, tratamento de água e esgoto e tudo que envolve o meio ambiente. Ao todo,  o programa contou com a participação de 2.100 alunos em quatro encontros, sendo uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçatiba. Todos os alunos receberam certificados de participação em uma cerimônia promovida pela Sanemar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *