Itaperuna: UBS do Centro promove ‘sala de espera’ sobre arboviroses

Na última segunda-feira, 11, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro promoveu uma “sala de espera” para os usuários do SUS que aguardavam consultas e vacinação.

Na oportunidade, a enfermeira da unidade Stella de Castro Travassos, juntamente com técnicos da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), e apoio dos acadêmicos de enfermagem do 9º período da UNIG – Campus V, ministraram palestras com orientações sobre as arboviroses dengue, chikungunya e zika vírus.

A enfermeira Stella mencionou sobre sinais e sintomas da doença, e como a população pode ajudar na prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Segundo a enfermeira, a dengue é uma doença dinâmica e sistêmica. “A pessoa tem como sintomas dores na cabeça e no fundo do olho, febre, fraqueza muscular e manchas pelo corpo. Pode evoluir para agravamento do quadro trazendo sérios problemas e, aos primeiros sinais de suspeita, as pessoas devem procurar imediatamente o serviço de saúde”, reforça.

 

MENSAGENS EDUCATIVAS

O técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias da CVAS, Gesiney Botelho, deixou clara a importância do encontro. “É importante nos comunicarmos com os usuários por meio da sala de espera. É uma forma de conversa que além de entretê-los, conseguimos passar mensagens educativas sobre temas distintos, enquanto aguardam atendimento. Nesse caso específico, o tema foram as arboviroses”, comenta.

A iniciativa pretende alertar a população sobre os riscos que a proliferação do Aedes aegypti pode causar, principalmente nos quintais das residências, onde os agentes encontram 80% dos depósitos, que eles eliminam ou tratam com larvicidas. “Os maiores números de inservíveis, com potencial para grandes focos com água parada, infelizmente, estão nas residências. É importante avisar a população para se manter em constante vigilância, principalmente com seus reservatórios de água, como as caixas de água, recipientes e toneis”, finaliza o técnico.

Cerca de 40 usuários estiveram presentes na unidade, durante a ação. Houve ainda, um momento para tirar dúvidas, com o apoio dos acadêmicos de enfermagem da UNIG, que na oportunidade; distribuíram folders e cartilhas explicativas de como em 10 minutos, é possível vistoriar as residências e quintais de forma dinâmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *