Cultura do Pertencimento: projeto do Governo do Estado leva alunas da Escola de Divines para o Museu do Amanhã

Já foram feitos mais de 25 passeios com pessoas assistidas e acolhidas pelos programas estaduais

Família. Essa é a palavra que as mais de 30 alunas da Escola de Divines, de Duque de Caxias, falam quando se referem ao programa. Todas tem idade acima de 50 anos, muitas moram sozinhas, e encontram na Escola uma rede de acolhimento. Para alegrar mais ainda esse convívio familiar, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do projeto Cultura do Pertencimento, tem levado esse grupo para várias atividades culturais. E nesta quinta-feira, 28, não foi diferente. Quinze alunas foram conhecer o Museu do Amanhã, na capital do Rio de Janeiro. Este já é o 4° passeio que elas realizam por meio do projeto.

Maria da Graça, de 68 anos, entrou há duas semanas na Escola. Ela perdeu o marido recentemente e, como estava se sentindo deprimida, resolveu se inscrever no curso para se distrair. Segundo ela, as aulas funcionam como se fosse uma “terapia”.

“Estava me sentindo muito sozinha, muito triste. Uma amiga minha me chamou e eu acabei entrando. Ela me apresentou a todo mundo, e agora eu já me sinto melhor. Até passeio já estou fazendo, nunca estive aqui no Museu do Amanhã, amei muito. É como se fosse uma terapia pra mim”, disse a dona de casa Maria da Graça da Silva.

Não foi só Maria que estava conhecendo o Museu do Amanhã pela primeira vez. Das 15 alunas, apenas duas já estiveram no local. Assim, todas aproveitaram para conhecer cada exposição, e tirar muitas fotos.

Além de posar para a câmera, Vera Lucia, de 73 anos,  estava gravando tudo. Avó de 13 netos e com mais de 5 bisnetos, ela contou que ia aproveitar a programação para mostrar tudo para a família.

“Muito bom, tudo muito lindo. É uma experiência ótima que estou vivendo, e pretendo voltar. Adoro meu professor e minhas amiguinhas. Já fomos pro Parque Bondinho Pão de Açúcar, que eu também nunca tinha ido. É muito gratificante, porque estou aproveitando tudo agora, com 73 anos de idade.”, disse Vera Lucia Vasconcelos.

Na próxima semana está previsto mais um passeio para as alunas, dessa vez no AquaRio, considerado o maior aquário marinho do Brasil e da América do Sul. A expectativa é que a cada semana seja realizados passeios em pontos turísticos do Estado, proporcionando inclusão e conhecimento não só para as alunas, mas para todos os assistidos da Secretaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *