Com apoio do Governo do Estado, Instituto Olga Kos traz para o Rio de Janeiro a 1ª Corrida e Caminhada pela Inclusão

Referência na inclusão de pessoas com deficiência, instituto estreia no estado corrida que já faz parte do calendário oficial de SP e arrasta cerca de 20 mil pessoas a cada edição
Rio de Janeiro, 25/03/2024 – No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, o Rio de Janeiro vai receber pela primeira vez uma corrida de rua totalmente dedicada à inclusão. Com percursos de 5 km e 10 km, a Corrida e Caminhada pela Inclusão Rio Ano I, está marcada para o próximo domingo (31/03), no Aterro do Flamengo, a partir das 8h. Realizada pelo Instituto Olga Kos, o evento recebeu apoio do Governo do Estado por meio da Lei estadual de Incentivo ao Esporte.
– O Governo do Rio fica muito feliz de apoiar a realização de um evento esportivo como essa corrida pela inclusão por meio de Lei estadual de Incentivo ao Esporte. É fundamental tornar iniciativas como essa realidade e ampliar o acesso de todos à prática esportiva. A maior corrida de rua inclusiva da capital paulista, verdadeiramente diversa e plural, está chegando no Rio de Janeiro e todos podem se engajar nesse grande movimento pela inclusão – disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Referência na inclusão de pessoas com deficiência ou situação de vulnerabilidade social, o Instituto Olga Kos já promove a Corrida e Caminhada pela Inclusão há dez anos em São Paulo, onde costuma reunir cerca de 20 mil participantes no Obelisco do Ibirapuera. O sucesso foi tanto que a corrida passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do local. Mas a história da organização e a luta pela inclusão de pessoas com deficiência começou bem antes, em 2006.
-Essa será a primeira de muitas corridas inclusivas na capital fluminense e fará o mesmo sucesso que em São Paulo. Nossas oficinas de artes, esportes e cultura também atenderão muitas pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social no estado. A expectativa é grande – explica Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos.
Criada para incentivar a prática esportiva e promover a inclusão social, o presidente do Instituto Olga Kos adianta que, no Rio de Janeiro, a prova veio para ficar. E não apenas a corrida, já que os planos do instituto para a capital fluminense são duradouros.
Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Instituto Olga Kos de Inclusão é uma associação sem fins lucrativos que trabalha pela inclusão e diversidade social por meio de oficinas e programas de artes, cultura, esportes e pesquisas.
Para se inscrever como pessoa com deficiência (PcD) basta enviar um e-mail para a empresa organizadora do evento: [email protected]. É preciso anexar laudo ou documento comprobatório desta condição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *