Incêndio criminoso paralisa toda a circulação de trens em Paris
Um incêndio classificado como criminoso pelas autoridades francesas interrompeu o funcionamento total da estação ferroviária Gare de l’Est, em Paris, na manhã desta terça-feira. Por volta das 08h30 (05h30 no horário de Brasília), o tráfego foi paralisado pelo que, inicialmente, foi apontado como mau funcionamento da sinalização. Mais tarde, identificaram-se as cenas de vandalismo.
O fogo começou durante o horário do rush da manhã, na movimentada estação que é ponto de partida de trens de longa distância para o leste da França, Alemanha e Luxemburgo.
— De acordo com as primeiras descobertas, podemos dizer que foi um incêndio deliberado nos cabos elétricos — afirmou uma porta-voz da operadora ferroviária Société Nationale des Chemins de fer Français (SNCF), uma das principais empresas públicas da França.
A porta-voz também informou que o tráfego precisou ser cancelado durante toda a terça-feira. Em um primeiro momento, a expectativa é de que os serviços pudessem ser retomados por volta das 10h (7h no horário de Brasília).
Os trens de alta velocidade, conhecidos como TGV, para as cidades vizinhas Nancy, Colmar e Reims, bem como para Frankfurt, na Alemanha, foram cancelados ou atrasados, de acordo com o display eletrônico de partidas da estação.
Dados da SNCF, de 2019, apontam que cerca de 41 milhões de pessoas usam a Gare de l’Est anualmente.