Programa Empoderadas, do Governo do Estado do Rio, conquista prêmio internacional e planeja expansão para do exterior

Ações do Programa estão sendo apresentadas em Massachusetts, onde os casos de violência contra a mulher aumentaram cerca de 70% nos últimos anos

O Programa Empoderadas, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, recebeu o prêmio internacional Troféu Destaque 2023 pelo trabalho realizado com cerca de sete mil mulheres ao longo de 2022. A cerimônia de premiação, realizada pela Worcester Brazilian Association (WBA) – Associação Brasileira de Worcester, em português – que presta apoio às brasileiras no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, foi realizada na noite do último sábado (22), no Worcester Historic Museum.

Depois do sucesso destas ações nos EUA, o Consulado do Governo Brasileiro em Boston convidou o Empoderadas para participar de uma série de atividades entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, quando é realizada a campanha mundial “Dezesseis Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” da ONU, e para abrir uma filial do programa em solo americano para atender as imigrantes brasileiras e demais latinas.

Além de receber o Troféu Destaque 2023, a criadora e responsável pelo Programa e especialista em segurança feminina, Erica Paes, também fará apresentações em outros eventos na cidade, sobre práticas de prevenção e combate à violência contra a mulher realizadas pelo Empoderadas, que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, em diferentes cidades do Rio de Janeiro. Para ela, devido ao aumento do índice de violência contra imigrantes brasileiras em cidades americanas, a iniciativa de debater ações de enfrentamento se tornou ainda mais urgente.

“O Programa Empoderadas está realizando esse trabalho em parceria com a Associação de Brasileiros de Worcester para mostrar que existem ferramentas de prevenção e para que as leis sejam garantidas para essas mulheres”, disse.

Dados levantados pelo escritório do promotor de Worcester mostram que o número de vítimas de violência na cidade aumentou cerca de 70% entre 2019 e 2022 A presidente da WBA, Rayanne Sabará, ressalta que a procura por informações e relatos de casos de violência contra a mulher aumentaram na associação.

“O número de mulheres perguntando a respeito do assunto é crescente. Através da conscientização, permitimos que essas mulheres identifiquem situações de abuso e saibam seus direitos. Grande parte das imigrantes não têm esse conhecimento”, explicou a presidente da associação. “O prêmio Troféu Destaque 2023 será entregue à Erica devido à capacidade dela de abordar e informar sobre esse assunto tão importante, e ao trabalho que desenvolve à frente do Empoderadas, salvando vidas”, concluiu.

Caroline Foley é advogada do Community Legal Aid, Assistência Jurídica Comunitária, em português, instituição parceira da WBA. Segundo Foley, o trabalho de conscientização é essencial na garantia dos direitos das mulheres imigrantes nos Estados Unidos.

“Muitas vítimas não possuem familiares no país e não conhecem seus direitos. Então, tentamos mostrar que cada uma tem direitos independente do status de imigração”, constatou Foley. “Algumas brasileiras não sabem nem mesmo ligar para a polícia. Vejo muitas pessoas que são dependentes financeiramente e acabam aceitando condições adversas”, completou.

Nesta segunda-feira (24) e na quarta (26), outros dois eventos sobre empoderamento feminino serão realizados no Massachusetts.

Serviço:

Debate WBA:
Local: Worcester Brazilian Association
Endereço: 1048 main st Worcester, MA, EUA
Data: 24/07
Horário: 19h

Mulher, informação te liberta!
Local: Portuguese American Center Club
Endereço: MA, 59 Charles ST Lowell – MA
Data: 26/07
Horário: 19h às 23h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *