Flamengo recebe o Grêmio de olho em volta ao G4
Depois de uma semana em que esteve focado no mata-mata, o Flamengo encara o Grêmio no Maracanã pelo Brasileirão, hoje, às 18h30, com o objetivo de colocar novamente no radar a possibilidade de mais uma conquista. Se vencer, ultrapassa o rival gaúcho e deve reassumir um posto no G4 — dependeria ainda de não ser superado no saldo de gols pelo Fluminense, que visita o Goiás. O confronto direto pelo topo também pode aumentar a invencibilidade sob o comando do técnico Jorge Sampaoli, que chegaria a dez partidas.
O técnico argentino faz mistério quanto à escalação. Gabigol, fora contra o Vasco e o Racing, treinou ontem com o grupo e pode retornar aos titulares.
A última vez que a equipe enfileirou resultados positivos e ficou tanto tempo sem perder foi em setembro do ano passado, quando chegou a 19 partidas invicto sob o comando de Dorival Júnior. Na ocasião, estava perto de se classificar para as finais da Libertadores e da Copa do Brasil, e acabou deixando o Brasileirão de lado.
Com uma parada de dez dias pela frente, a intenção dessa vez é tentar administrar os três torneios, já que a decisão da vaga nas oitavas de final da Libertadores acontece apenas no fim de junho, uma semana depois do retorno da data Fifa. Os jogos contra o Athletico pelas quartas de final da Copa do Brasil serão apenas em julho. Portanto, é importante deixar uma última boa impressão hoje e seguir com a boa fase em dia. O desafio tem sido justamente conseguir uma sequência não só de resultados, mas também de boas atuações.
O técnico Sampaoli tem alternado as maneiras de o Flamengo jogar. Em determinadas partidas, lança mão de um esquema com três zagueiros e aposta em uma saída em velocidade. Seria o caso em um jogo contra o Grêmio, mas Léo Pereira ainda se recupera de lesão e não tem presença garantida ao lado de David Luiz e Fabrício Bruno. Uma alternativa neste contexto é a utilização de Filipe Luís pela esquerda, adiantando Ayrton Lucas, mas o veterano não tem conseguido render 90 minutos.
A outra forma de o Flamengo jogar é como nos últimos dois jogos, em que povoa o meio-campo com volantes e meias de qualidade e aposta na velocidade de seus laterais. Ayrton Lucas e o jovem Wesley são hoje o principal desafogo do Flamengo de Sampaoli. Sem conseguir emplacar uma boa sequência de apresentações, Everton Cebolinha é apenas opção para o segundo tempo, mas também não deixou de ter oportunidades. Contra o clube que o revelou para o futebol europeu e a seleção brasileira, pode ser arma importante. O atacante tem atuado aberto pelo lado esquerdo.
Em 2023, Everton tem apenas dois gols com a camisa do Flamengo em 36 partidas, além de oito assistências. Comprado por quase R$ 100 milhões, ainda não teve o protagonismo esperado, mesmo após sucessivas chances com o português Vítor Pereira e agora com Sampaoli.