CVAS realiza visitas domiciliares e outras ações de combate ao mosquito em Itaperuna

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) segue realizando trabalho de ‘telamento’ (cobertura de caixas d´água), visitas domiciliares e demais ações em bairros e distritos. As equipes também realizam trabalho de Educação em Saúde, e uma série de outras atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

De acordo com Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, as equipes seguem o cronograma de combate ao mosquito, rotineiramente.

“A equipe da CVAS segue rotineiramente nosso cronograma de combate ao mosquito, realizando visitas domiciliares, telamento de caixas d’ água, ações preventivas e educativas, dentre outras ações. É sempre importante lembrar, que a população precisa nos ajudar nessa guerra contra o mosquito, deixando seus quintais e residências sem depósitos de água parada”, reforça o coordenador.

DICAS PARA MANTER AS CAIXAS D’ÁGUA TAMPADAS

– VERIFICAÇÃO REGULAR: faça verificações periódicas para garantir que a tampa da caixa d’água esteja sempre em boas condições e bem ajustada.

– MATERIAL: utilize tampas feitas de materiais resistentes, que possam suportar as condições climáticas e o desgaste ao longo do tempo.

– LIMPEZA DA SUPERFÍCIE: antes de fechar a tampa, certifique-se de que a superfície da caixa d’água esteja limpa para evitar a entrada de sujeira.

– INSTALAÇÃO DE TELAS: considere a instalação de telas finas nas aberturas da caixa d’água, para evitar a entrada de insetos, sem comprometer a ventilação.

– MANUTENÇÃO PREVENTIVA: realize manutenções preventivas na caixa d’água, como limpezas regulares, para evitar o acúmulo de sedimentos no fundo.

PROCURE A CVAS!

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à CVAS, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O contato também pode ser feito através de e-mail – [email protected] – quando um membro da equipe irá providenciar as devidas orientações sobre as demandas que venham a surgir.

Ainda é possível se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde (ACS), que passará a informação à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *