Vacinas contra a gripe serão aplicadas em escolas de Itatiaia

Mais uma ação para ampliação da vacinação contra a gripe vai acontecer na cidade. A Coordenadoria de Imunização da Secretaria de Saúde de Itatiaia informa que as vacinas também serão aplicadas nas escolas municipais. A ação vai começar no próximo dia 20 de maio com a aplicação, com autorização, do imunizante em alunos e professores do CIEP 488 Ezequiel Freire. No dia seguinte, 21, serão vacinados professores e alunos do Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori.

Segundo a responsável pelo setor, Andrea Millen, a vacinação nas unidades escolares acontecerá em todos os turnos em que houver atividade educacional. Ela lembrou que a campanha de vacinação contra a gripe em Itatiaia vem seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, que ampliou a imunização para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade.

– É importante que as pessoas se vacinem, protegendo-se assim de casos mais graves e de internações pela doença. Quem recebeu a vacina antes do dia 25 de março, foi imunizado com a cepa viral de 2023, deve se vacinar novamente. Os moradores devem comparecer ao Centro de Imunização e unidades de saúde com a caderneta de vacinação e um documento de identificação. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis – explica.

Andrea reforça ser fundamental que gestantes e idosos procurem as unidades de saúde e se vacinem, prevenindo-se de contrair gripe. Segundo ela, esses grupos estão entre os mais vulneráveis, sendo os que apresentam riscos significativos de complicações de saúde severas e até mesmo óbito.

– A vacinação protege a saúde da população e evita a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar. Gestantes e idosos devem ter sua atenção redobrada neste momento, vacinando-se contra o vírus da Influenza e assim evitando os riscos de uma contaminação – destaca.

Em Itatiaia a vacinação acontece no Centro de Imunização do município, localizado na Avenida dos Expedicionários, número 425, próximo à sede da Secretaria de Saúde, com horário das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo de almoço, e nas demais unidades, de 8h às 12h e das 13h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *