Teatro Municipal Raul Cortez é reinaugurado em grande estilo e conforto

 

O Teatro Municipal Raul Cortez, na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, foi reinaugurado na noite da última quinta-feira (12/10), após passar por uma ampla reforma.

O público, que lotou a plateia da casa, já pôde aproveitar as melhorias durante a cerimônia de reabertura, que contou com a apresentação do espetáculo “A Escolinhazinha do Professor Raimundo”.

Estiveram presentes, ao evento, diversas autoridades, como o prefeito Wilson Reis; o secretário de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis; a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros; a secretária municipal de Cultura e Turismo, Simone Sangelis; o secretário municipal de Obras e Defesa Civil, Valber Januário; o deputado federal Gutemberg Reis, além do presidente do MBD do município, Netinho Reis.

Com a revitalização, foi instalado um novo equipamento de ar-condicionado central, que possibilitará total conforto ao público e aos artistas.

Outra melhoria importante foi em relação à segurança. Além de um moderno sistema contra incêndio, a casa de espetáculos está com instalações elétricas renovadas. Mas uma das mudanças que mais agradou o público foi a instalação de novas cadeiras acolchoadas.
Os cadeirantes têm agora espaço reservado na primeira fila. Quem aproveitou a novidade foi a senhora Josefina dos Reis, de 96 anos. Ela não só se divertiu muito com a peça, como pretende voltar várias vezes ao teatro. “Foi muito fácil o acesso. E ainda vi tudo de pertinho”, disse Josefina.

Para o prefeito Wilson Reis, a entrega celebra uma nova fase da vida cultural da cidade de Duque de Caxias. “Desde criança que eu tenho um carinho especial pelo teatro, tanto que até escrevi o texto de uma peça. Não existe cidade grande no mundo sem um teatro, que é responsável por agregar as pessoas. Depois dessa reforma, quero ver esse teatro sempre cheio e com programação de primeira”, declarou o prefeito.

Inaugurado em 2006, na gestão do então prefeito Washington Reis, a construção do Raul Cortez representou um desafio, não só pela sua grandiosidade, como também pelo fato de ter sido projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. O espaço conta com o terceiro maior palco do Estado do Rio. A história foi lembrada na cerimônia pelo ex-mandatário, que atualmente exerce o cargo de secretário de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana.
“Apesar das dificuldades, nós priorizamos essa reforma porque esse é o melhor produto que podemos consumir, que é a cultura. Para nós, é uma honra porque temos um dos melhores equipamentos de todo o Brasil, a começar pela climatização. Nós, hoje, temos essa joia para nossa cidade e temos que cuidar dela com muito carinho”, ressaltou Washington Reis.

Durante a cerimônia, foi lembrada a atuação do deputado federal Gutemberg Reis para o aporte de recursos do Ministério da Cultura para a reforma. O investimento federal teve em vista não só o benefício para os moradores da cidade, como de toda a Baixada Fluminense, que poderão desfrutar das atividades culturais do espaço.
“A casa é do povo e está de portas abertas. É do povo de Caxias e de toda a Baixada”, destacou o parlamentar.

Presente à cerimônia, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, já anunciou a realização de parceria com a Prefeitura para enriquecer a programação da casa. “Nossa vocação é de apoiar a nossa Baixada. A região tem 4 milhões de habitantes e estava sem um teatro público e agora tem esse de volta”, ressaltou a secretária.

A próxima apresentação no teatro está prevista para a quinta-feira, 19, com show do grupo Novo Som. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Simone Sangelis, já se prepara para uma programação intensa e diversificada, respeitando a pluralidade cultural da região. “O teatro será aberto para o povo e para os fazedores de cultura”, afirmou a secretária.

O secretário municipal de Obras e Defesa Civil, Valber Januário, contou sobre o esforço de todos da equipe para a conclusão do projeto. “Estamos concluindo essa tão sonhada reforma e lutamos contra o tempo para entregar esse equipamento com esse padrão de qualidade. Estamos muito agradecidos a todos que atuaram para estarmos aqui nessa inauguração”, afirmou o secretário.

As melhorias foram aprovadas pelo público, que se divertiu muito com o espetáculo. Moradora da Barra da Tijuca, Marcela Tavares, de 45 anos, foi pela primeira vez ao teatro para acompanhar a filha, que participou do elenco da peça. “Achei a estrutura muito bonita e o teatro bem equipado. A localização também é excelente”, disse.

Morador de Saracuruna, o aposentado Carlos Mássimo, de 68 anos, também foi ao Raul Cortez pela primeira vez e ficou encantado. “Faltam oportunidades de cultura para nós. Gostei muito das condições do acesso e pretendo voltar”, afirmou ele.

“A Escolinhazinha do Professor Raimundo” é uma homenagem ao humorista falecido Chico Anysio, realizada pelo seu filho André Lucas, que faz o protagonista da peça. Ele não poupou nos improvisos, fazendo muitas referências hilariantes à cidade de Duque de Caxias durante a apresentação. Ao final, a plateia aplaudiu de pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *