Silvio Costa Filho: teremos 134 voos semanais no Rio Grande do Sul a partir de segunda-feira (27)

 

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou, nesta quarta-feira, 22 de maio, durante sua participação no programa “Bom Dia, Ministro”, que seria prematura qualquer avaliação neste momento sobre quando o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), será novamente aberto para fluxo de passageiros. “Só vamos poder ter uma leitura mais clara do aeroporto quando a gente tiver a água baixando definitivamente e pudermos fazer um diagnóstico do terminal, da pista, da iluminação noturna no aeroporto, para ver todos os danos que foram causados”, pontuou.
“Estamos falando de um montante de 134 voos semanais que nós, a partir de segunda-feira (27/5), já teremos no estado do Rio Grande do Sul. É um momento desafiador, mas estamos trabalhando muito para fortalecer a aviação regional do estado”
SILVIO COSTA FILHO,
Ministro de Portos e Aeroportos
Diante da situação, o Governo Federal viabilizou a ampliação da malha aérea gaúcha em outros aeroportos do estado. “Há dez dias, nós anunciamos o primeiro plano regional da aviação do estado do Rio Grande do Sul, ou seja, já que o aeroporto de Porto Alegre está fechado, ampliamos os voos regionais. Na primeira etapa do programa, dos seis aeroportos, a exemplo do aeroporto de Pelotas, de Canoas, de Passo Fundo, de Santo ngelo, entre outros, esses seis aeroportos estão recebendo em torno de 81 voos semanais. Ontem, anunciamos a ampliação para mais 18, para ampliar a malha aérea do interior do estado”, destacou o ministro.
Costa Filho também explicou sobre a operação montada na Base Aérea de Canoas para receber passageiros no local, com possibilidade para até cinco voos diários. “Lá não tinha uma estrutura para receber voos comerciais, então nós conversamos com a Anac, conversamos com a Fraport, que é a concessionária que administra o Aeroporto Salgado Filho, e a Anac, na última segunda-feira, autorizou a operação, com a Fraport montando um plano de infraestrutura”, afirmou.
“Estamos falando de um montante de 134 voos semanais que nós, a partir de segunda-feira (27/5), já teremos no estado do Rio Grande do Sul. É um momento desafiador, mas estamos trabalhando muito para fortalecer a aviação regional do estado”, acrescentou Silvio Costa Filho durante entrevista com radialistas.
Ao longo de uma hora de entrevista, o ministro comentou ainda sobre a tratativa para não haver aumento no preço das passagens aéreas por parte das companhias, além do papel desempenhado por elas no transporte de donativos ao RS. Também foram discutidos tópicos como a lei sancionada pelo presidente Lula que prioriza o transporte de órgãos e tecidos para transplantes, os preparativos para o lançamento do programa Voa Brasil e o investimento do Novo PAC no Porto de Santos, entre outros assuntos.
O programa contou com a participação ao vivo de jornalistas das rádios ABC (Novo Hamburgo – RS), Nacional (Amazônia, Alto Solimões e Brasília), BandNews e Arapuan FM (João Pessoa – PB), Metrópole (Salvador – BA), Jornal Recife (Recife – PE), Eldorado (São Paulo – SP) e BandNews (Rio de Janeiro – RS). Silvio Costa Filho respondeu diversas questões referentes ao apoio do Governo Federal à reconstrução da malha aérea do Rio Grande do Sul e a obras em portos e aeroportos de todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *