14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Sábado é o Dia D contra a Poliomielite em Itatiaia

Neste sábado (22/06) vai acontecer em Itatiaia o Dia D de divulgação e mobilização contra a Poliomielite. O município está vacinando crianças de 01 a 04 anos, 11 meses e 29 dias, contra a doença desde o último dia 03 de junho. A imunização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o poliovírus, que pretende vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo, num contingente estimado em cerca de 13 milhões de pessoas dentro da faixa etária estipulada para a vacinação.
De acordo com a Coordenadoria de Imunização do município, em Itatiaia 1.576 crianças devem ser vacinadas. Até o momento, segundo o setor, em torno de 10% delas foram imunizadas. A responsável pela área, Andrea Millen, informa que no sábado serão atualizadas todas as doses em atraso, na faixa etária abrangida pela campanha. Ela orienta aos pais ou responsáveis que levem documento da criança (CPF ou cartão nacional do SUS) e Cartão ou Caderneta de Vacina.
Andrea reforça que todas as crianças de 01 a 04 anos, 11 meses e 29 dias, deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a VOP (Vacina oral poliomielite), a gotinha. Mesmo aquelas que estão em dia com a vacinação devem receber a dose extra deste imunizante.
– Os pais ou responsáveis devem procurar os pontos de vacinação levando os seus filhos para receberem a dose extra, mesmo que estejam com o esquema vacinal completo com todas as doses dos imunizantes VIP e VOP. Quem estiver com a vacina injetável atrasada vai receber esse imunizante e depois a gotinha – informa.
Andrea adianta que a expectativa é aumentar as coberturas vacinais e ampliar o acesso às vacinas contra a poliomielite. Segundo ela, a vacinação é a única forma de prevenção contra a doença, também chamada de paralisia infantil.
A Coordenadora de Imunização do município destaca que a campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite) para apenas um reforço com a VIP (Vacina inativada poliomielite). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, a partir do segundo semestre de 2024. Todos os estados e municípios receberão as normas e diretrizes dessa alteração.
O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.
Em Itatiaia a vacinação neste sábado vai acontecer no Centro de Imunização do município, localizado na Avenida dos Expedicionários, número 425, próximo à sede da Secretaria de Saúde, e nas demais unidades de saúde, das 9h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *