Rio das Ostras: Atleta mirim de Mountain Bike se destaca em provas interestaduais

Provando que idade não é documento, a riostrense Alicia Gomes, com apenas 11 anos, se destaca nas competições nacionais e internacionais de Mountain Bike. A jornada da jovem atleta começou quando ela tinha apenas 7 anos, acompanhando os pais em pedaladas e participando dos grupos de pedal.

Hoje, representando Rio das Ostras, a jovem faz parte do Supera Race Team, treinada por Anna Baeta. Esse ano ela já conquistou o título de Campeã Estadual de XCO (Cross-Country Olympics), e o XCM (Cross-Country Marathon), na categoria infanto-juvenil feminino.

Em 2023, com somente 10 anos, Alicia se sagrou vice-campeã da Copa Internacional de Mountain Bike. Atualmente ela mantém uma rotina intensa de treinos, conciliando a escola e também atividades extracurriculares.

Agora, já está a caminho do estado de Minas Gerais, para competir pela primeira vez na categoria infanto juvenil de 12 a 14 anos, faixa etária acima da sua idade. Vale destacar que a atleta, além de superar os obstáculos das provas e circuitos, também terá que enfrentar a diferença de altitude, já que a competição acontecerá a mais de 1.500 metros acima do mar.

Essa competição, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de maio, é chancelada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) que é a única entidade do Ciclismo filiada à União Ciclística Internacional (UCI). Serão 3 dias de provas, iniciando na sexta-feira, 17, com a prova de XCC (Cross-Country Short Track). No sábado, 18, ocorrerá a prova de XCO (Cross-Country Olympics), válida pelo Ranking Mundial, e no domingo, 19, a Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real (XCM) com 2 percursos, de aproximadamente 44 e 70 km.

 

BOLSA ATLETA – Para Úrsula Gomes, mãe da atleta, o Bolsa Atleta, benefício promovido pela Prefeitura de Rio das Ostras, aumenta a confiança e a motivação dos jovens, além de contribuir para as necessidades básicas para alcançar os objetivos esportivos.

“Agradecemos a iniciativa da Prefeitura, que através do Bolsa Atleta, tem apoiado muito a Alicia a se desenvolver no esporte. Nosso desejo é que mais crianças venham a conhecer e participar do Mountain Bike, e que surjam novos projetos e incentivos para difundir o esporte.” Conclui Úrsula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *