21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Quem é Silvia Massruhá: primeira mulher a presidir Embrapa estuda inteligência artificial na agricultura há mais de 20 anos

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) teve dois marcos em 2023. Ao mesmo tempo em que completou 50 anos, elegeu, pela 1ª vez, uma mulher para o ocupar o mais alto cargo da instituição.

Com 34 anos de carreira na Embrapa, Silvia Massruhá assumiu, no dia 1º de maio, a presidência do órgão, cuja participação de mulheres representa 35,22% dos cargos de pesquisadores.

Além da representatividade, Silvia tem um currículo que vai na toada dos objetivos da Embrapa para os próximos 50 anos. Ela está envolvida com projetos de inclusão digital de pequenos agricultores e estuda inteligência artificial há mais de 20 anos. “É minha paixão”, declarou em entrevista ao g1.

Um dos estudos mais recentes da estatal sobre este tema – e que tem contribuição de Silvia – é a criação de um novo algoritmo de inteligência artificial capaz de analisar alterações nas folhas de plantas que, antes, só seriam possíveis em exames feitos de forma manual por especialistas.

Outra bandeira sua é a inclusão digital no campo. Além de presidir a Embrapa, Silvia coordena um projeto na estatal para levar soluções digitais para pequenos e médios produtores, como sensoriamento remoto, automação, rastreabilidade e aplicações em inteligência artificial.

Dois projetos-pilotos, inclusive, já foram instalados nos municípios paulistas de Caconde e São Miguel Arcanjo.

Trajetória

Nascida em Minas Gerais, Silvia é neta de agricultor e filha de educadores. Após se formar no ensino Médio, mudou-se para Campinas (SP), para cursar Análise de Sistemas, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas).

Na Embrapa, Silvia ingressou em 1989 para atuar na unidade Informática Agropecuária, em Campinas (SP), que, em de setembro de 2021, passou a se chamar Embrapa Agricultura Digital.

A mudança aconteceu durante a gestão de Silvia no cargo de Chefia-Geral do centro de pesquisa (2015 a 2022). No período anterior, de agosto de 2009 a março de 2015, ela exerceu o cargo de chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *