Projeto castramóvel de Resende contabiliza 1.782 cirurgias em 2023

A Prefeitura de Resende continua empenhada em oferecer serviços de saúde animal no município, que vem trazendo importantes investimentos e números nos atendimentos. De acordo com o último balanço divulgado em todo o ano de 2023 foram realizadas 1.782 cirurgias ao todo nos dois castramóveis.

 

O projeto do castramóvel começou a funcionar em julho de 2020, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. Desde então, as unidades percorreram diversas localidades como a região das Barras, Vargem Grande, Surubi, Campos Elíseos, entre outras. Atualmente, as unidades móveis estão estacionadas em Visconde de Mauá e na Vila Militar, das 9h às 16h.

 

A iniciativa busca atender o público residente, principalmente, nas áreas mais afastadas e área rural. O castramóvel itinerante consiste na triagem, marcação e realização de cirurgias. Para que seja feito todo o processo, o tutor do cão e do gato deve ser maior de 18 anos e apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência.

 

Vale destacar que os animais precisam estar bem de saúde, sem enfermidades e ter, pelo menos, seis meses de vida para passar pela castração.

 

-É importante reforçar que quando o animal é castrado, ele previne doenças, aumenta seu tempo de vida e ainda diminui o número de possíveis animais abandonados. A saúde animal de Resende vem sendo reconhecida em vários municípios da região e do estado, o CCZ e o trabalho itinerante dos castramóveis. Além de profissionais capacitados e dedicados ao cuidado dos animais, com equipamentos necessários para as cirurgias e atendimentos – disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

 

Além do castramóvel, as cirurgias também acontecem no Centro de Controle de Zoonoses. O CCZ funciona na Rua Eurídice Paulina de Almeida, n° 415, no bairro Vicentina II, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *