Prefeitura de Itaperuna realiza mutirão de bloqueio do mosquito Aedes aegypti em Raposo

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio estratégico da equipe de Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), trabalha incansavelmente no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Na última terça-feira, 23, foi realizado mutirão de bloqueio do mosquito no distrito de Raposo. Entre as ações realizadas naquela localidade, vistorias em residências e quintais, com intuito de promover a eliminação de focos e possíveis locais que possam servir de depósitos de água parada.

Também foi realizado trabalho educativo e informativo, fortalecendo as ações de Educação em Saúde, junto a moradores do distrito, incluindo a distribuição de folhetos; além do serviço com bomba costal no combate às arboviroses.

 

AJUDE A COMBATER O MOSQUITO!

A Secretaria Municipal de Saúde trabalha no combate ao mosquito, mas, esta luta é de todos nós e você pode ajudar nesta guerra. Ajude da seguinte maneira:

Tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.

Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; limpe ralos e canaletas externas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água; e verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

 

CVAS

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – [email protected] – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *